domingo, 18 de maio de 2014

Maguila vai virar filme e documentário.


Do Blog Primeira Mão, em 4 de maio de 2014.

Maguila vai virar filme e documentário.

Fã e amigo do ex-pugilista, produtor e técnico cinematográfico Josmar Bueno Junior homenageará o ídolo

(GLOBOESPORTE.COM) - José Adilson Rodrigues dos Santos nasceu no dia 12 de junho de 1958, em Aracaju-SE, e dedicou grande parte dos seus 55 anos ao boxe. Mais conhecido como Maguila, em alusão a um personagem de desenho animado homônimo criado por Hanna-Barbera, o ex-atleta vive uma luta diária contra o Mal de Alzheimer e a demência pugilística, doença atribuída aos socos sofridos nos ringues. Com 85 lutas, sendo 77 vitórias, sete derrotas e um empate no cartel, ele vai receber uma justa homenagem por tudo que já fez: terá sua vida contada em um filme e seu dia a dia em um documentário na web.

A iniciativa é do produtor e técnico cinematográfico Josmar Bueno Junior. Filho do ex-boxeadorJosmar Bueno, amigo de Maguila, ele tem o ex-campeão mundial da categoria peso-pesado como ídolo. Tudo começou quando o profissional teve uma conversa com o pai e pensou que seria justo homenagear a carreira do esportista com o que sabe fazer de melhor.

“Meu pai lutou boxe muito tempo atrás, era um cara do esporte, conheceu o Maguila e começou a ajudá-lo aqui em São Paulo. A relação sempre foi de amizade. Ele levava o Maguila para almoçar na casa dele, e eu o conheço desde garoto. Ele me levantava no colo no final de suas lutas. Eu estava conversando com meu pai um dia, disse que estava com saudades do Maguila e caiu a ficha: "Esse cara precisa ficar vivo na história com um filme". E é uma visão muito pessoal, muito distinta, dos bastidores. Sabemos tudo que aconteceu na vida dele fora o personagem, fora a mídia. Tem coisas sensacionais que precisam ser contadas”, comentou o produtor, que revela ainda que o filme terá partes ficcionais.

Andamento.

O pré-roteiro do longa já está finalizado, e Josmar está abrindo espaço para empresas interessadas para que ele saia do papel. Mas as gravações já começaram. Na verdade, juntamente com o filme, o produtor prepara um web documentário sobre o cotidiano do lutador na batalha contra o Mal de Alzheimer, descoberto há quatro anos. O material, que já vem sendo coletado há três anos, será divulgado pouco a pouco em um canal em um site de vídeos e também nas redes sociais. A ideia é colocar pessoas próximas e fãs de Maguila para dar depoimentos e contar histórias sobre ele, além de mostrar como tem sido a vida do ex-pugilista.

“Estamos fazendo um web documentário ao mesmo tempo. Mostra o processo criativo do filme e o processo dele na doença. A ideia é descobrir formas de ele ter uma melhor qualidade de vida. Vamos fazer isso até o final do filme (o objetivo é lançar a produção até as Olimpíadas do Rio, em 2016). Teremos um projeto audiovisual que entra com internet e rede social. Podemos transformar isso em uma série de TV no final. Vou começar a soltar uns vídeos na web até o lançamento do filme. Queremos tornar a coisa multiplataforma. O projeto nasce com esse DNA”, relatou Josmar, que acrescentou ainda que o longa terá uma grande preocupação estética e que será de "altíssimo padrão".

Internado.

Desde a última sexta-feira, Maguila está internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, com um quadro de desidratação e se alimentando por sonda. De acordo com a esposa, Irani Pinheiro, o ex-pugilista segue estável, mas ainda sem previsão de alta, e não tem interagido muito por conta da sonolência, atribuída aos medicamentos. Josmar tem ido diariamente ao local e conta que, apesar de tudo, o bom humor do "ícone" Maguila aparece constantemente.

“Ele ficou feliz demais com a ideia. Tanto ele como a Irani, que é uma mulher guerreira e o ajuda muito. A vida vai distanciando as pessoas, mas eu retomei esse contato. Esse cara gosta muito de mim, e eu, muito dele. Vai além de um projeto sobre um esportista bacana, é um prazer, uma confiança mútua. Claro, não existe herói supremo. Vamos contar a história dele, e o Maguila não tem nada a esconder. Estamos conversando com algumas pessoas para o elenco, mas essa é a parte mais dura. É complicado achar "um Maguila". Existem as características, o modo como ele falava com a mídia, e essa pureza, essa delicadeza, a doçura que ele tinha e, ao mesmo tempo, lutava boxe. É um trabalho árduo. E ele também é exigente. Preferiu não dar sugestões de nome do ator principal, mas fica brincando comigo que é difícil achar um cara tão bonito”, contou.

Museu

Além do longa e do documentário na web, Josmar ainda se articula para tentar tornar possível um sonho do ex-lutador. Nascido em Aracaju, Maguila quer ter um museu no local para criar uma exposição permanente com itens pessoais de sua carreira.

“Pensamos em montar um Museu do Maguila, em Aracaju, onde ele nasceu. Vamos tentar falar com o Governo do Estado. Ele tem uma vontade imensa de que as pessoas vejam as coisas dele. Eu peço também que, todo mundo que puder, mande mensagem para ele no Facebook. Pode gravar vídeo, mandar forças, contar histórias. Hoje recebi uma história de um cara que é linda, o cara escreveu, e o depoimento vai entrar na produção. É maravilhoso, é muito legal. No fim das lutas, ele ficava três horas mandando abraço, eu gostaria demais que as pessoas mandassem abraços. Eu tenho mostrado todos os dias para ele e isso ajuda muito”, finalizou.

Aparição pública.

Há duas semanas, Maguila apareceu publicamente durante o enterro do narrador Luciano do Vale. Abatido e emocionado, ele demonstrou toda a tristeza por assistir ao enterro do jornalista e amigo. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental. Na carreira, o boxeador tem feitos como ter sido o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados no dia 22 de agosto de 1975, com 37 anos. O ex-atleta já entrou no ringue com lendas como Evander Holyfield e George Foreman.

Foto e texto reproduzido do blog: primeiramao.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário