sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ponte Gilberto Amado


Ponte Gilberto Amado.

A Ponte Gilberto Amado não tem esse nome por acaso. Como seu homenageado, é referência de grandeza na história do nosso estado e no coração de cada sergipano.

Gilberto de Lima Azevedo Souza Amado de Faria nasceu em Estância, região sul de Sergipe, em 1887. Escritor, jurista, diplomata e político brasileiro, Amado migrou logo cedo da província para a metrópole. Aos 21 anos, já era conhecido entre as figuras de primeiro plano do mundo literário graças a seu trabalho jornalístico no Rio de Janeiro, para onde se mudou após a formatura em Direito em Pernambuco. Aos 28 anos, o povo sergipano traduziu em voto o desejo de vê-lo como Deputado Federal, sendo eleito outras duas vezes, em 1921 e 1924 para o mesmo cargo, e para senador em 1927, ano em que também foi Diretor da Caixa Econômica Federal.

A Revolução de 1930 pôs fim à Primeira República e também à carreira política de Gilberto Amado. Sempre interessado nas questões sociais e políticas do Brasil, é nessa época que Gilberto volta-se inteiramente para os seus trabalhos, estudos e pesquisas. A dedicação lhe rendeu os convites para servir ao país como embaixador no Chile, Finlândia, Itália e Suíça. A partir de 1948 foi membro, e muitas vezes presidente, da Comissão de Direito Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi membro da Academia Brasileira de Letras em 1963. Publicou um grande número de obras, entre memórias, romances, crônicas, estudos filosóficos e político-sociológicos. Um estanciano que elevou o nome do Brasil e o orgulho de Sergipe.

Assim como o escritor, a ponte erguida sobre o Rio Piauí, tem o espírito arrojado e inovador do povo sergipano. Ao estabelecer a ligação entre os municípios de Estância e Indiaroba, a Ponte Gilberto Amado vai interligar todo o litoral sul Sergipano ao litoral norte da Bahia...

Fonte: e-sergipe
Foto e texto reproduzidos do site:
e-sergipe.com/noticias/pontegilbertoamado

Nenhum comentário:

Postar um comentário