terça-feira, 22 de julho de 2014

A Cidade Jardim e a Cidade de Palha




Publicado originalmente pelo Portal Infonet 
Reportagem, em 17/03/2005.

A Cidade Jardim e a Cidade de Palha

Naturalmente, do período em que passou a ocupar o posto de capital do Estado até os nossos dias, Aracaju passou por uma série de transformações. Apesar do planejamento inicial, a cidade cresceu gradativamente. Uma das conseqüências foi que a população mais pobre, aos pouco, foi afastada do projeto original. Desta forma nascem os bairros da cidade.

“Quem sobrevoa a cidade percebe que, dentro do ‘Quadro de Pirro’, as ruas Arauá e Itabaiana, por exemplo, são quadradinhos muito bem arrumados. A população pobre não tinha condições de ficar ali e as que ficaram paulatinamente foram expulsas, passou a morar nos arredores do Quadrado de Pirro”, descreve Sousa. Entre os novos bairros que surgem estão o Carro Quebrado (hoje bairro São José), o antigo Aribé (hoje Siqueira Campos), o Manuel Preto e o Chica Chaves (hoje Bairro Industrial).

Por volta das primeiras décadas do século XX, nas administrações de Pereira Lobo e Graccho Cardoso, a cidade adota o modelo da belle époque,a bela época francesa, com as praças ajardinadas. “Busca-se dar a Aracaju uma feição parecida com a que existia em cidades européias. Paris, Rio de Janeiro e São Paulo também eram assim. Por isso, nas décadas de 10 e 20, ela ganha o status de cidade jardim do Nordeste”, revela Lindvaldo Sousa. Quanto a população pobre, o paradeiro era outro. “Eles viviam na rua do Bomfim, no Areal, nos morros e mangues. São estas mesmas pessoas que vão trabalhar nas fábricas de tecido, de sabão, de algodão, assim por diante. Elas também fazem o cotidiano que não aparece e não é lembrado, quando muitos historiadores contam porque Aracaju ficou conhecida como o símbolo da Fênix. Essa analogia surge pelo fato de que Aracaju foi transferida para cá mas, por conta de muitas doenças provindas dos mangues, a cidade ficou em cinzas. O próprio Inácio Barbosa morre pouco tempo depois da nova capital instalada”, relembra.

Foi também durante as décadas de 10 e 20 que o poder público iniciou o trabalho de higienização da cidade, alongando ruas, criando as primeiras redes de esgoto e fazendo as praças com o aspecto que mantêm até hoje. Apesar disso, os subúrbios continuaram ignorados. Lindivaldo cita o livro “Os Corumbas”, de Amado Fontes, como um retrato das condições precárias de quem habitava as redondezas do Quadrado de Pirro. E, nesta dinâmica que permanece, por trás dos edifícios que são construídos pelos ricos que vêm se instalar na capital, existe uma “Cidade de Palha”. Por sinal, muitos estrangeiros que visitavam a cidade se referiam assim a cidade.

“Existe então o Quadrado de Pirro onde, 15 anos depois, já se encontram casas. Neste período também já existe o porto, a Igreja Matriz, a Alfândega, o Palácio do Governo. Dentro do projeto, vez por outra se encontra alguns casebres. Contudo, em volta do Quadrado nós também encontramos esses conglomerados de palha que faz parte de Aracaju. Então, no meu olhar, a cidade não é só o quadrado de Pirro. É mais que isso. Ela é, também, o Aribé e a Colina do Santo Antônio onde ficam os pobres. É onde fica o antigo Carro Quebrado e o Manuel Preto, e assim por diante”, defende o historiador.

E é esta enorme massa anônima que, aos poucos, vai se moldando às novidades da nova capital. No início do século XX, com a implantação de fábricas e grande produção de algodão, além da Primeira Guerra Mundial, é registrado um boom na produção de tecidos. Consequentemente cresce a demanda por mão de obra. Aracaju passa, assim, a ser destino de um povo, nas palavras do historiador, acostumado “com o sol e com o canto do galo”. Aqui, estas pessoas passam a viver o cotidiano das fábricas, com vigilância, apitos, multas e, principalmente, relógios.

“A cidade passa a representar um lugar urbanizado onde, ao mesmo tempo, vivem homens e mulheres pobres. Gente que carrega seus elementos. Por isso, o mercado Thales Ferraz torna-se um lugar simbólico, onde o povo vai se encontrar e narrar os acontecimentos revivendo, milenarmente, as histórias de seus ancestrais. É também aí, no mercado, que além de produtos e gêneros alimentício vamos encontrar a presença de outras culturas que muitas vezes não evidenciamos. Nesse espaço nós vamos encontrar objetos que servem para fazer os rituais afros. Dessa forma Aracaju não é só uma cidade cristã, católica. Nesta cidade existia o velho preto, que fazia as garrafadas, e a cartomante que lia a mão. Em todas essas localidades tinham as festas do Samba de Coco. Na cidade também encontramos rituais que veio com essa população, como a Chegança e o Bumba Meu Boi. Tudo isto, Aracaju teve ao longo das décadas em que foi, paulatinamente, construída”, descreve o professor.

O historiador acredita na possibilidade de narrar uma história diferente. Para isto, segundo ele, basta se dispor a vê-la por outros ângulos. “É impossível falar da história de Aracaju sem as vozes dos que foram silenciados e que estavam a margem em certos sentidos. E aí entram uma série de personagens até recentemente. Não podemos, ainda, desconsiderar que aquilo que ocorre a nível nacional também ocorre aqui. O regime militar com a ‘Operação Cajuana’, por exemplo. Esta é uma página da história que a gente sempre deve lembrar se não vamos cair no ufanismo. Dentro dessa idéia de comemoração é preciso pensar as contradições dessa cidade, dessa jovem de 150 anos” avisa o historiador.

Fotos e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário