sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Filhos Ilustres de Sergipe - Felisbelo Freire (1858 - 1916)


Filhos Ilustres de Sergipe - Felisbelo Freire (1858 - 1916).

Felisbelo Firmo de Oliveira Freire, mais conhecido como Felisberto Freire, médico, historiador, jornalista e político sergipano, nasceu em 30 de janeiro de 1858, em Itaporanga D´Ajuda, sendo seus pais Felisbelo Firmo de Oliveira Freire (o mesmo nome) e Rosa do Amarante Góes Freire.

Iniciou os estudos preparatórios em Aracaju, onde foi um dos alunos mais distinguidos do Atheneu Sergipense. Os referidos preparatórios tiveram seguimento na capital baiana.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e foi por ela diplomado no dia 11 de janeiro de 1882, ocasião em que defendeu tese sobre “Aspectos Clínicos da Cirrose Hepática”.

Formado, exerceu a profissão em Laranjeiras e nessa cidade iniciou suas atividades de médico clínico, historiador, jornalista e notável homem de letras.

Seu livro “História de Sergipe” é uma obra clássica, de leitura obrigatória para todos os historiadores.

Abolicionista convicto, fundou o “Clube Republicano” de Laranjeiras e, por ocasião da proclamação da República, assumiu o governo do Estado de Sergipe. Foi o seu primeiro Presidente.

No governo do Marechal Floriano Peixoto, foi Ministro da Fazenda e, em seguida, Ministro das Relações Exteriores.

Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Instituto Arqueológico de Pernambuco.

Deputado Federal em várias legislaturas.

Colaborador de vários periódicos de Laranjeiras, Aracaju e Rio de Janeiro.
Dentre suas obras, além da “História de Sergipe”, destacamos:
“Fragmentos Históricos”, “Colonização de Sergipe, de 1500 a 1600”, “História da Cidade do Rio de Janeiro”, “História Territorial de Sergipe” e “Origem da Cidade de Maroim”.

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de maio de 1916.

Texto e imagem reproduzidos do blog: bainosilustres.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Olá, tenho muito interesse na vida de Felisbelo Freire, pois tenho parentesco com ele. Tem a informação se ele teve filhos e quais seus nomes? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola
      eu tbm tenho interesse pois acho que tbm tenho parentesco com ele
      queria seu zap

      Excluir
  2. eu estou criando uma arvore de genealogia e talvez vc possa ate me ajudar

    ResponderExcluir