domingo, 14 de agosto de 2016

Filhos Ilustres de Sergipe - Graccho Cardoso (1874 - 1950)


Filhos Ilustres de Sergipe - Graccho Cardoso (1874 - 1950).

Maurício Graccho Cardoso, mais conhecido como Graccho Cardoso, político sergipano, nasceu em Estância, em 9 de agosto de 1874, sendo seus pais Brício Maurício de Azevedo Cardoso e Mirena Cardoso. Seu pai foi membro da Academia Sergipana de Letras, patrono da cadeira 36 da referida Academia e deputado estadual e sua mãe pertencia a uma tradicional família sergipana.

Iniciou seus estudos em Estância, com o próprio pai, Depois, mudou-se para Aracaju, onde estudou na Escola Militar de Sergipe e participou ativamente dos movimentos militares do início do regime republicano. Depois, foi para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Faculdade de Direito, concluindo o curso jurídico em Fortaleza, onde fixou residência, constituiu família e ingressou na vida pública.

Inicialmente foi Secretário da Fazenda, e depois, sucessivamente, deputado estadual, vice-presidente, presidente, deputado federal e senador, pelo Estado do Ceará. Regressando a Sergipe foi eleito deputado federal (1921-1923) e senador, na vaga de Oliveira Valadão, mas não cumpriu o mandato por ter sido eleito presidente do Estado de Sergipe (1927-1929 e 1930-1933). A última legislatura foi interrompida pela revolução de 1930. Como deputado federal, foi eleito para seis legislaturas (duas pelo Ceará e quatro por Sergipe).

Como Governador de Sergipe fez uma administração profícua: criou vários grupos escolares, construiu os prédios da Prefeitura Municipal de Aracaju, Atheneu Sergipense, Mercado Modelo e Associação Comercial de Sergipe e a sede do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, criou o Instituto de Química, o Instituto Parreiras Horta, uma Faculdade de Direito e uma Faculdade de Farmácia, e inaugurou a Usina de Energia Elétrica do Estado.

Em 1945, foi novamente eleito deputado federal para o período de 1946 a 1950 quando assumiu a vice-presidência da Câmara dos Deputados.
Graccho Cardoso morreu no dia 3 de maio de 1950, no plenário da Câmara, quando se dirigia para a mesa a fim de presidir uma sessão.
Em 1950, o distrito de Tamanduá, no município de Aquidabã, foi elevado a município, com o nome de Graccho Cardoso. O emancipador, o vereador de Aquidabã, José Eunápio dos Santos, foi o seu primeiro prefeito.

Texto e imagem reproduzidos do blog: bainosilustres.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário