domingo, 28 de agosto de 2016

II Exposição Nosso Folclore é lançada na Biblioteca Epifânio Dória.




Publicado originalmente no site SERGIPE CULTURAL, em 15/08/2016.

II Exposição Nosso Folclore é lançada na Biblioteca Epifânio Dória.

A diretora da Biblioteca, Juciene de Jesus, o secretário, Irineu Fontes e a coordenadora da Sala de Cultura Popular, Izabel nascimento na abertura da exposição

Dentro da programação que congratula o Mês do Folclore, a Biblioteca Pública Epifânio Dória lançou na manhã desta segunda-feira, 15, a II Exposição Nosso Folclore. A Exposição, organizada pela Sala de Cultura Popular da biblioteca, traz à tona as brincadeiras populares, literatura de cordéis e histórias infantis.

O lançamento contou com as presenças do Secretário do Estado da Cultura, Irineu Fontes e a Diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus, que abriram o evento proferindo palavras de incentivo às crianças e adolescentes pelo uso dos brinquedos infantis e brincadeiras antigas, a exemplo do esconde-esconde e queimado.

Os alunos da Escola Estadual Profª Ofenísia S. Freire, que visitaram a Exposição, cantaram cantigas de roda, conheceram brincadeiras antigas e relembraram brincadeiras da infância com a mediação da coordenadora da Sala de Cultura Popular e cordelista, Izabel Nascimento. “Ano passado fizemos uma exposição com atividades voltadas para a cultura popular, mas entendemos que seria necessário fazer algo especifico e resolvemos fazer sobre as brincadeiras populares”, afirmou Izabel.

Preocupada com o esquecimento das brincadeiras tradicionais, Izabel destaca que é preciso retomar ao tempo antigo, mas sem discriminar os novos tempos tecnológicos. “Ao decorrer do ano, víamos que os alunos estavam ligados nas questões tecnológicas, dos aparelhos e aplicativos e esquecendo as brincadeiras tradicionais. Resolvemos fazer esse resgate, pois muitas pessoas ainda brincam com as coisas antigas. Os alunos não precisam abandonar as redes sociais, mas é interessante que vejam coisas que nunca viram ou relembrem as brincadeiras dos pais e avós”, ressalta.

A mostra será exposta até o dia 30 de Agosto. Grupos ou escolas interessadas em participar das atividades da Biblioteca Pública Epifânio Dória podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1907. A II Exposição Nosso Folclore segue aberta ao público até o dia 30 de agosto. A Biblioteca está localizada na Rua Villa Cristinha, s/n, Bairro 13 de Julho.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário