quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Apoiado pelo TCE/Sergipe, projeto "Mestres do Fogo" receberá prêmio do Iphan


Publicado originalmente no site Click Sergipe, em 06/09/2016.

Apoiado pelo TCE/Sergipe, projeto "Mestres do Fogo" receberá prêmio do Iphan

O projeto “Mestres do Fogo” é um dos vencedores do prêmio de valorização do patrimônio cultural “Rodrigo Melo Franco de Andrade”, em sua 29° edição. O catálogo produzido como parte do projeto reúne as pesquisas das professoras Sayonara Viana e Verônica Nunes e do jornalista e pesquisador Gilfrancisco, contando com o apoio cultural do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

Mestres do Fogo foi vencedor da categoria I do prêmio criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que premiou as ações com destaque por desenvolverem projetos inovadores que promovem e reforçam a identidade cultural do povo brasileiro. A categoria II é relacionada à promoção e gestão de cultura por comunidades, setor público e setor privado.

Para a premiação o Iphan prepara uma grande reunião dos projetos de sucesso com uma cerimônia que acontece no Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 20 de outubro. Além do reconhecimento, os vencedores receberão a premiação de 30 mil reais. Gilfrancisco contou que o “Mestres de Fogo” será expandido com o dinheiro recebido.

“Ser um dos projetos vencedores é de grande importância para nós que coordenamos as pesquisas e nos debruçamos no trabalho de preservação dessa cultura. O prêmio vem em boa hora para darmos continuidade às pesquisas, aumentarmos catálogo, enriquecermos o seu conteúdo e aumentarmos o seu alcance”, contou.

Sergipe também teve outra vitória na categoria II da premiação com o projeto “Pescando Memórias”, de Isabela Bispo dos Santos Santana, que promove a autovalorização da comunidade ribeirinha do povoado São Braz, às margens do Rio do Sal, em Nossa Senhora do Socorro, fortalecendo seus vínculos identitários.

Sobre o catálogo

O “Mestres de Fogo” reúne em suas páginas informações sobre os festejos juninos em Estância, com especial destaque à confecção do Barco de Fogo, patrimônio imemorial de Sergipe, desde 2013. É baseado em entrevistas concedidas pelos mestres fogueteiros e brincantes e pesquisas em jornais antigos e livros de historiadores sergipanos. Também há informações sobre as danças folclóricas e manifestações artísticas do município, com fotos de Francisco Moreira e Rafaella Macnu.

Fonte: TCE/SE Fonte da Foto: TCE/SE.
Data Original: 05/09/2016.

Apoiado pelo TCE/Sergipe, projeto "Mestres do Fogo" receberá prêmio do Iphan (Imagem: TCE/SE)Apoiado pelo TCE/Sergipe, projeto "Mestres do Fogo" receberá prêmio do Iphan (Imagem: TCE/SE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário