quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Coletiva de arte com xilogravuras é lançada na Galeria J. Inácio

 Gravura de Sueli Nielsen.

 Homenageadas junto à equipe da Secult.

Abertura da Exposição.

Publicado originalmente no site SERGIPE CULTURAL, em 26/08/2016.

Coletiva de arte com xilogravuras é lançada na Galeria J. Inácio

A beleza da xilogravura preencheu a Galeria J. Inácio, a partir desta quinta-feira, 25, com o lançamento da mostra “Gravadores em Conexão Tempo a tempo – Ontem, Hoje e Amanhã”. Composta por obras das artistas Jacira Moura e Sueli Nielsen, a mostra coletiva caminha por universos imaginários, priorizando a figura da mulher negra.

Há dez anos se dedicando a xilogravura, Sueli Nielsen apresentou três trabalhos mais antigos e outros diversos mais atuais. “Meus trabalhos são projeções de imagens que eu vejo através dos sonhos. Fico com as idéias na cabeça e, em determinado momento, as transformo em gravuras. A figura da mulher sempre foi muito representativa no meu trabalho, principalmente por toda a discriminação e violência que vivemos. Inspiro-me muito na minha mãe, que foi sempre uma mulher muito guerreira”, contou a artista.

Já Jacira Moura expôs uma série de trabalhos inéditos criados especialmente para a mostra, gravuras que narram uma história imaginária onde cisnes se transformam em bailarinas negras. “No imaginário, quando o dia amanhece elas se transformam em bailarinas alçando vôos por diversos lugares como, Amazônia, Espanha e até em outros planetas. A presença do negro, eu trago para reforçar nossas origens. Sempre se reporta ao negro através da cultura afro, por isso quis romper essa ideia através do ballet clássico”, explicou.

Na exposição, as artistas prestaram uma homenagem a colega Tânia Alcântara, que iria participar da coletiva, mas veio a falecer em fevereiro deste ano. “Tânia nos fez muita falta neste projeto, que acabou não sendo como nós havíamos planejado. A mostra ficou bonita, mas ficaria ainda melhor se tivesse a participação dela”, ressaltou Sueli.

Durante o vernissage, a sobrinha de Tânia, Samara Alcântara também homenageou a tia com a declamação de um poema e a leitura de um texto escrito pelo amigo e artista, Antônio da Cruz. O viúvo, José Mendonça Filho, e o filho de Tânia, Breno, também estiveram presentes. Já a filha de Jacira Moura, trouxe como surpresa para as artistas a apresentação de uma bailarina profissional, fazendo referência a temática abordada nas gravuras da mãe.

Esta é a quinta exposição dentre as selecionadas pelo Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio, lançado no final do ano passado, para incentivar a produção artística visual e o acesso à cultura. A mostra segue aberta ao público na Galeria J. Inácio, localizado junto à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no Bairro 13 de Julho, Aracaju.

Para o presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA), Francisco José Curvelo, o Edital de Ocupação da galeria J. Inácio tem um significado importante para as artes em Sergipe. “Acho este espaço muito importante. Nós da Associação, sempre lutamos por espaços para as artes visuais e essa nova gestão, está dando uma nova roupagem à Galeria com a abertura de editais, o que engrandece nossos artistas”, destacou. Sobre a mostra, o presidente afirma que é “suspeito de falar, pois Sueli é da nossa associação e sempre admirei o trabalho dela. Da mesma forma Jacira apresentou gravuras belíssimas nesta exposição”, concluiu.

Sobre as artistas

Professora aposentada, artista inquieta, Jacira Moura é graduada em História e Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Trabalha diversas técnicas, mas há 17 anos, dedica-se a xilogravura. Expôs pela primeira vez no Salão dos Novos, em 1994, sendo sua primeira exposição individual em 1996 na Biblioteca Demonstrativa de Brasília.

Já Sueli Nielsen é graduada em Secretariado Executivo Bilíngüe, pós-graduada em Educação, Arte, Estética e Museus pela Faculdade Pio Décimo. Desde 2005, realizou diversos cursos como de pintura em tela, desenho, escultura e xilogravura no SENAC. Participou de três exposições coletivas na galeria do SESC, entre diversas outras. Seus trabalhos abordam o comportamento social, retratando figuras femininas.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário