sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Quinta Instrumental relembra momentos áureos do rádio com o Quarteto SaxAju







 O professor Marcel Lima

O músico e integrante do Quarteto SaxAju, Roberto Brito
Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente no site da PMA, em 30/08/18 

Quinta Instrumental relembra momentos áureos do rádio com o Quarteto SaxAju

O Quarteto SaxAju relembrou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) que fizeram sucesso na época da Era de Ouro do rádio brasileiro e impressionou o público no Quinta Instrumental desta noite, 30 de agosto. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e acontece todas as quintas-feiras, às 20h, no Teatro João Costa, localizado no Centro Cultural da capital.

De acordo com o músico e integrante do Quarteto SaxAju, Roberto Brito, a apresentação foi idealizada para ser uma viagem musical pela MPB, trazendo a versatilidade da sonoridade instrumental por meio dos diversos tipos de saxes. “Nesta apresentação, o público encontrou uma nostalgia musical que fez transportá-lo direto para Era de Ouro do Rádio no Brasil, onde o choro passou a ter destaque na MPB, entre outros ritmos”, destacou.

“Mas não podíamos deixar de homenagear o nosso forró, como a composição do saudoso Rogério com o ‘Sergipe é o país do forró’. A plateia conferiu também uma gama de gêneros musicais brasileiros, relembrando clássicos do Jazz, além de outros estilos, que fazem parte da nossa cultura, contribuindo para um show com um repertório variado. Assim contemplou o choro, a bossa nova, como também a valsa e o frevo”, acrescentou.

O quarteto SaxAju é formado por Davysson Lima no sax soprano, Jefferson Tavares no sax alto, Paulo Francisco no sax tenor, Roberto Brito no sax barítono e Flávio André na bateria. Este último teve uma participação especial, pois deu ênfase à sonoridade peculiar dos saxofones. “O repertório pedia o som da bateria, pois queríamos algo mais dançante junto com o sopro do sax”, ressaltou Roberto.

Para o saxofonista, a música aracajuana está vivendo uma nova fase de apoio aos instrumentistas, a exemplo do ‘Quinta Instrumental’, que vem trazendo excelentes músicos para o palco do Teatro João Costa. “Esse projeto valoriza a nossa arte, além estimular a população a ter contato com música de qualidade, fomentando a cultura musical instrumentista”, afirmou.

O engenheiro Melchsedeck Feitosa participou, pela primeira vez, do evento e aprovou a iniciativa da Funcaju. Para ele, esse tipo de projeto fomenta um estilo de música pouco trabalhada, que precisa de incentivo. “É um som bom de ouvir e de curtir, além de desenvolver uma formação de público. É através desses projetos que estimulam a cultura musical de qualidade para a nova geração”, comentou.

Ao final do show, o público aplaudiu de pé. “Gostei muito do espetáculo. Já conhecia o trabalho do Quarteto e esse estilo de show mais intimista, que mescla diversas músicas de décadas diferentes, proporcionou um show nostálgico, envolvendo a plateia com clássicos que foram eternizados por excelentes compositores brasileiros. Foi impressionante”, afirmou o professor Marcel Lima.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário