sábado, 15 de dezembro de 2018

2019: Ano Cultural Poeta Santo Souza

Foto: Divulgação/Internet de José Santo Souza

2019: Ano Cultural Poeta Santo Souza

Por Luciana Botto - Rede Alese

Aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) PL 129/2018 de autoria da deputada estadual Ana Lula (PT), que institui o ano de 2019 como o “Ano Cultural Poeta Santo Souza”, em comemoração aos 100 anos de seu nascimento. O PL segue agora para o Poder Executivo para ser sancionado e regulamentado.

A proposta, tem o objetivo de homenagear José Santo Souza, mais conhecido como Santo Souza, poeta, natural da cidade de Riachuelo, membro da Academia Sergipana de Letras, membro efetivo da Associação Sergipana de Imprensa e membro correspondente da Academia Paulista de Letras, em razão da sua imensurável contribuição à cultura de Sergipe.

Segundo justificativa, Santo Souza é o poeta com maior número de obras fundamentada no orfismo (corrente que trata de temas sacros, o bem e o mal contidos na natureza humana). Para Ana Lula, a poesia do escritor busca mostrar as condições humanas, as divindades, bem como os heróis mitológicos, criando elo entre o passado e o presente, onde Santo Souza se torna intérprete do futuro.

“Santo Souza foi sem dúvidas, um dos mais importantes literatos que Sergipe já teve! Reconhecer a relevância de seus poemas é manter viva a memória de Santo Souza com o registro histórico de nossa cultura”, ressaltou a deputada estadual Ana Lula

Fica estabelecido que no ano de 2019, podem ser promovidos seminários, palestras e audiências públicas sobre a vida e obra de Santo Souza, bem como sobre a literatura sergipana e os seus respectivos representantes; os eventos organizados devem envolver atividades que visem a promoção de debates, como também discussões sobre a literatura sergipana; e entidades da sociedade civil organizadas envolvidas com a temática, em especial a Academia Sergipana de Letras, pode criar, independente da criação pelas secretarias do estado, comissões de organização de debates, seminários, audiências e eventos.

Texto e imagem reproduzidos do site: al.se.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário