quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Maior árvore de Natal do mundo: 8 anos desativada

Foto: Divulgação

Maior árvore de Natal do mundo: 8 anos desativada

Após acidente e falta de local para instalação, montagem foi suspensa

De longe já era possível avistá-la. Grande e iluminada. Por muitos anos fez a alegria das famílias sergipanas, além de trazer turistas de diversos locais do país. Não se tratava de uma mera árvore de Natal, era, simplesmente, a maior do mundo, segundo avaliação do Guiness Book, com 110 metros de altura e mais de 37 mil lâmpadas. Esse ano, o “Bico do Pato”, no bairro Coroa do Meio, completa oito anos sem a presença da árvore, restando apenas a lembrança dos dezembros iluminados no local.

A árvore era tão grande, que os seus 120 metros de altura significavam 14 andares a mais do que o edifício Estado de Sergipe, mais conhecido como “Maria Feliciana”, com 27 andares. A criação dela foi da empresa de energia elétrica, Energipe, e depois seguiu sendo mantida pela Energisa.

O último ano de montagem aconteceu em 2010, quando ela foi composta por 24 mil lâmpadas, sendo 20 mil incandescentes e quatro mil estroboscópiscas, com cores brancas e vermelhas. Segundo a Energisa, a montagem foi suspensa por não haver local adequado para a instalação.

“O “Bico do Pato”, local onde tradicionalmente era montada, em 2011, foi tomado pelas águas dos rios Sergipe e Poxim, como estão até hoje.

Diante disso, foram realizados diversos estudos para viabilização da montagem da árvore de Natal de 2011 em outros locais, que demonstraram a impossibilidade da montagem”, reforça a Energisa.

Ainda conforme a Energisa, seria necessária uma grande área para instalação dos estais, dos circuitos elétricos e da própria estrutura. Além disso, a área deveria oferecer condições seguras para montagem e ficar distante do público. “A Energisa, juntamente com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, concluiu, então, não haver um local com as características necessárias para a montagem da árvore”, disse a assessoria da empresa.

Um acidente ocorrido em meados de 2008, às vésperas de a árvore ser inaugurada e acesa, chocou e comoveu a população, quando as mais de 20 mil lâmpadas incandescentes comuns e as outras duas mil do tipo strobe foram ao chão. A árvore foi repartida em três pedaços, e quatro operários que faziam os ajustes finais no monumento morreram.

Após tantos problemas, como acidente e falta de área para instalação, a árvore foi desativada, deixando apenas saudades. A Energisa, por sua vez, decidiu investir no que é conhecido por “Natal Iluminado”. Esse ano, as luzes foram acesas no Centro de Aracaju, nas praças General Valadão e Fausto Cardoso. Além disso, no decorrer dessa semana também serão acesas as luzes do Parque da Sementeira.

“Com a impossibilidade de montagem da árvore, a Energisa estudou alternativas para um novo presente, que, assim como a árvore, bem representasse o espírito natalino. Assim nasceu o projeto Natal Iluminado, realizado no Parque da Sementeira, congregando centenas de famílias sergipanas, diariamente, e turistas que visitam o estado no fim de ano. É uma volta ao passado, relembrando as antigas festas que aconteciam no centro de Aracaju, reunindo as pessoas em torno do espírito natalino e do congraçamento familiar”, acrescenta a Energisa.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário