sábado, 19 de janeiro de 2019

Dia Estadual de Luta da Consciência Negra


Publicado originalmente no site FAN F1, em 19/01/2019

Casa de Cultura Afro Sergipana celebra Dia Estadual de Luta da Consciência Negra

 Por Leonardo Barreto

A Casa de Cultura Afro Sergipana celebra o Dia Estadual de Luta da Consciência Negra, comemorado neste sábado, 19 de janeiro, com o ato cultural “Ni Oiá João Mulungu”, com entrega do Prêmio Oxé Pensadores de Consciência Negra em homenagem a personalidades com destacada atuação na luta pela defesa e proteção de direitos e valorização da cultura afro-brasileira. O evento acontece das 19h às 20h na sede da instituição, rua Goiás, 802, bairro Siqueira Campos.

“O prêmio Oxé Pensadores de Consciência Negra homenageia 12 personalidades dos diversos segmentos que tenham marcado em sua trajetória a valorização da leitura do Negro Sergipano nos diversos níveis, provocando ações inovadoras, em direção à preservação, revitalização, manutenção e difusão do conjunto patrimonial histórico e cultural, potencializando a valorização do seu arquivo humano”, explica Severo D´Acelino, coordenador da Casa de Casa de Cultura Afro Sergipana.

Ainda de acordo com Severo D´Acelino, o nome da premiação representa a memória de resistência do povo negro através da atuação de lideranças como João Mulungum, Quintino de Lacerda e Jacinta Clotilde do Amor Divino como referências da resistência do negro Sergipano.

Serão homenageados Ana Carla de Jesus, Ana Lúcia Vieira Menezes, Bruno Edwin Santana Alves de Melo, Carlos Eduardo Trindade, Carlos Alberto Santos de Paulo, Luiz Carlos Vieira Tavares, Petrônio José Domingues, José Pedro Neto, Robson Martins Ramos Santos, Robson Anselmo Santos, Romero Júnior Venâncio Silva e Judite Elói de Paiva.

Dia Estadual de Luta da Consciência Negra

O Dia Estadual de Luta da Consciência Negra ou “Dia Estadual da Luta da Comunidade Negra” foi instituído pela Lei Nº 4.192 de 23 de dezembro de 1999 como lembrança à luta por liberdade de um dos maiores líderes negros do século XIX: João Mulungu, que ficou também conhecido como “Zumbi sergipano”.

A celebração marca a memória da captura de João Mulungu no dia 19 de janeiro de 1876, mas destacando a importância de sua participação na história como um ato de resistência e reflexão da luta por direitos do povo negro na sociedade sergipana.

Nascido em Laranjeiras em 1851, na senzala do Engenho Flor da Roda, João Mulungu lutou pela libertação de milhares de escravos no colonialismo e é considerado a maior liderança dos quilombos sergipano.

Texto e imagem reproduzidos do site: fanf1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário