terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Livro de Carlos Modesto - "Sombras da Saudade"


Publicado originalmente no site A Tribuna Cultural, em 28/01/2019

Livro de Carlos Modesto - "Sombras da Saudade", será lançado dia 3 de maio, em Estância 

O livro “SOMBRAS DA SAUDADE”, que fala sobre a história dos cinemas de Estância, escrito pelo cineasta e escritor estanciano, Carlos Modesto, será lançado no dia 03 de maio, no auditório do Centro Educativo Gonçalo Prado, em Estância. Já é o segundo livro publicado por Modesto.

De acordo com o autor, esta obra conta a história de todos os cinemas, desde os pioneiros itinerantes que passaram na cidade de Estância, na região sul do Estado, transportando seus cinematógrafos até aqui para encantar, “nos levando à última casa de projeção que foi o Guarany, de Vanderlei Silva”, disse.

Mas Carlos Modesto, em paralelismo com essas casas exibidoras de filmes, relata fatos marcantes, ocorridos em Estância, durante o tempo em que os filmes fluíam nas telas dos cinemas, tornando o livro uma importante fonte de consultas para estudantes, pesquisadores e curiosos.

Modesto e o radialista e jornalista Magno de Jesus, lutaram bastante para que o seu trabalho fosse reconhecido pela prefeitura de Estância. Inclusive, o radialista Magno, por diversas vezes, falou no seu programa de rádio, “A Banda no Coreto”, sobre o assunto, entrevistando até o escritor. Outras vezes, Magno concedeu entrevista para o programa Terra Serigy, da TV Sergipe, falou sobre essa obra, e cobrou das autoridades culturais de Estância, empenho para a publicação do livro do Modesto, que ele acredita ser uma grande fonte de pesquisas sobre os cinemas.

O jornalista chegou até a falar ao prefeito da época Carlos Magno sobre o livro de Carlos Modesto, porém, não teve êxito. Mostrou também esta obra para um coordenador de curso da Universidade Tiradentes, mas não recebeu resposta.

No outro momento, Magno de Jesus procurou a Editora da SEGRASE para vê a possibilidade do Modesto publicar seu livro por lá. Também não teve resultado.

Mas agora, com a sensibilidade cultural do atual prefeito de Estância, Gilson Andrade, ele compreendeu a importância da memória literária impressa no livro de Carlos Modesto, sendo assim, autorizou sua publicação, que já se encontra na Gráfica Grasb, na Bahia.

O livro “SOMBRAS DA SAUDADE”, segundo Carlos Modesto, será distribuído gratuitamente no seu lançamento para os leitores da cidade de Estância, sob os auspícios da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal. A capa e contracapa do referido trabalho, tiveram as pinturas geniais dos artistas plásticos, os gêmeos, Cosme e Damião, amigos de coração do autor do livro.

Nas páginas de “SOMBRAS DA SAUDADE”, o leitor encontrará nomes memoráveis que fizeram parte da história da nossa cidade, tais como: Alfredo Silva, Gervásio Passos Lima, Jorge Amado, Diógenes Freire Costa, Benjamim Souza Alves, Dermeval Costa, Vanderlei Silva e muitos outros.

Texto e imagem reproduzidos do site: atribunacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário