quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

‘Pare’ na Blitz Cultural do grupo Boca de Cena


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 23 de janeiro de 2019

‘Pare’ na Blitz Cultural do grupo Boca de Cena

Teatro, música e workshop acontecem de 25 a 27 deste mês, no Bugio.

Por Gilmara Costa

Sem penalidade máxima, o grupo Boca de Cena promove a segunda edição da Blitz Cultural, com a sinaleira em vermelho levando a um ‘Pare’; num alerta em amarelo para ‘Pensar’; e um verde de livre acesso ao ‘Refletir’. O evento acontece de 25 a 27 de janeiro, nos palcos diversos do Espaço Cultural Boca de Cena, Praça do Final de Linha do Bugio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim, onde teatro, música e conhecimento se unem em vários espaços com o objetivo de paralisar culturalmente o público, num convite ao artístico nas mais variadas manifestações.

“A primeira edição aconteceu em 2014 e foi um sucesso. O grupo sempre está em atividade sempre. Ano passado, passamos por uma circulação através do Projeto Palco Giratório promovido pelo Sesc, e o entendimento de produção adquirida provoca no grupo essa inquietação de sempre usar arte como uma ferramenta de transformação social, visto o período que estamos atravessando de fragilidade social e alto índice de criminalidade. Acreditamos na arte até porque somos frutos dessa realidade. E daí promovermos essa ação com uma programação ampla e diversificada”, disse o produtor e ator Rogério Alves.

Na territorialidade de formação e sede, o grupo compartilha experiências e fomenta o acesso; desperta sensibilidades e talentos; instiga transformações, consciências políticas e artísticas, do individual ao coletivo. “O objetivo é sempre do acesso e de compartilhar principalmente quando se trata de uma periferia, onde parece ser difícil o acesso às artes. O festival tem o intuito de afetar toda a comunidade, independentemente de ser artista. Nós temos fome de arte e em tempos como esse, ela é essencial”, destacou.

Na programação, o espetáculo “Senhora dos Restos”, sob direção de Iradilson Bispo, Isabel Santos dá vida ao texto de Euler Lopes, o qual ministrará o workshop ‘Da Palavra ao Texto: A Construção de uma Dramaturgia dos Afetos’. “Acreditamos sempre no fazer local pelo seu potencial! Nosso objetivo é levar cultura sergipana para o povo sergipano, especialmente à comunidade do bairro Bugio, onde está situada a sede do grupo Boca de Cena! Acreditamos demais no poder de transformação com arte. A cena cultural é muito intensa e produtiva aqui no estado. As pessoas, os grupos, os indivíduos estão em ação o tempo todo, promovendo e provocando com arte. Mesmo quando o estado não tem um olhar sensível, estamos fazendo”, frisou.

Ainda se apresentarão durante o festival a Companhia de Arte Alese e o Grupo Imbuaça com os espetáculos ‘As Aventuras de Leitura’ e ‘A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel’, respectivamente. Na programação musical, os artistas Maria Cristina e Humberto Barreto; DJ GraU e Samba Swingado comandam a blitz. Confira a seguir a programação.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário