domingo, 3 de março de 2024

"Sergipanos" no Museu da Gente Sergipana

Publicação compatilhada do site RADAR SERGIPE, de 3 de março de 2024

"Sergipanos" celebra a cultura e a história do estado em agradável noite no Museu da Gente Sergipana

Na noite desta terça-feira (27), o Museu da Gente Sergipana foi palco do lançamento do projeto editorial "Sergipanos", que tem como objetivo revelar os bastidores e trajetórias de personalidades e empresas que, por meio da sua atuação profissional, desempenham papel fundamental na economia, cultura e história de Sergipe. O projeto foi idealizado pelas comunicadoras Rebeca Teixeira e Charlene Jesus e está dividido em quatro seções (Advogados na busca diária por justiça; Arquitetos, Engenheiros e Construtoras que projetam um novo Sergipe; Empreendedores que movimentam a economia; Profissionais da Saúde que fazem a diferença) que registram o cotidiano daqueles que contribuem para o desenvolvimento do estado.

"Este livro se torna um registro valioso, capturando momentos e imortalizando o esforço e a dedicação da nossa comunidade", destaca Rebeca Teixeira, uma das mentes por trás da organização da obra. "Unimos esforços para criar um compilado envolvente de histórias inspiradoras de pessoas e marcas, algumas amplamente conhecidas e outras que merecem ser descobertas", complementa a jornalista.

Para além de um projeto profissional, "Sergipanos" é também a celebração de longos anos de amizade entre as organizadoras. "O livro surgiu para mim através de um convite feito pela minha amiga irmã Rebeca e se transformou em um projeto único e plural em nossas vidas", conta Charlene Jesus. "Não imaginei que aquela menina que nasceu em Estância e veio para a capital conseguisse, próxima dos seus quase 50 anos, estar cercada de tantas personas incríveis, contando histórias fantásticas que certamente irão incentivar tantas outras pessoas a caminharem em busca da realização dos seus sonhos", acrescenta a profissional.

Uma noite de muita arte e sergipanidade

Durante o lançamento do livro, o público pode assistir a um pocket show da cantora Sandyalê, uma das personalidades que teve a sua história contada na obra, além de acompanhar em tempo real a execução de uma obra do renomado artista plástico Tintiliano, que pintou um quadro enquanto acontecia o evento. "Fiquei muito feliz de estar incluído entre as pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuem para o desenvolvimento do nosso estado", destaca Tintiliano, que também foi um dos sergipanos presentes no livro e assinou a arte da capa. "Nasci, cresci, estudei e trabalhei aqui e fico muito honrado de ter o meu trabalho simbolizando essa terra maravilhosa", complementa o artista. 

Para os presentes na noite, o sentimento foi unânime: orgulho de ser sergipano. A advogada Laura Figueiredo, que participou do livro e esteve presente no lançamento, conta que o fato de o evento ter sido no Museu da Gente Sergipana fez toda a diferença. "Foi extremamente simbólico e emblemático, por ser um lugar que expõe nossa grandiosidade cultural", conta a advogada. "Como admiradora da cultura e empreendedorismo de Sergipe, fiquei entusiasmada quando a proposta foi lançada". 

Já a arquiteta Hertha Dantas, também participante da obra, destaca que o livro foi "uma oportunidade de revisitar e eternizar a sua trajetória enquanto profissional. Além disso, pude ainda conhecer novas histórias que fomentam o mercado e expandir as relações interpessoais". 

O médico Ueslhe Gama, que também teve a sua história contada no projeto, considera que o lançamento foi uma oportunidade de reunir pessoas importantes para a história do estado. "Se a gente fosse marcar um encontro com todas aquelas pessoas ali presentes, seria quase impossível. Então o livro foi essencial para que isso acontecesse", conta o profissional. 

O evento contou também com nomes importantes da imprensa sergipana. O jornalista Cláudio Nunes, por exemplo, considera que o projeto traz consigo um diferencial. "Tive a certeza de que não estava apenas participando de mais um lançamento de um livro, mas de um projeto que, com certeza, anualmente, vai registrar para o futuro de pessoas empreendedoras que fazem Sergipe maior", conta. "Mais do que uma jornada pelos bastidores de quem faz pulsar a economia sergipana, com trabalho e determinação, Charlene e Rebeca consolidaram um projeto que todo ano terá um gostinho de "quero mais". Que venha a segunda edição, com toda qualidade e competência, como foi feito o primeiro", finaliza. 

Sobre a obra

O projeto editorial "Sergipanos" apresenta 33 textos que englobam uma grande variedade de perfis. São histórias únicas, com diferentes trajetórias e desafios, mas com algo em comum: a busca por fazer a diferença nas suas áreas de atuação e no estado. Sob a edição editorial de Rebeca Teixeira, o material foi produzido pelos jornalistas Carluz Lima, Clara Dias, Malu Araújo, Sueli Carvalho e Valnísia Mangueira. Para completar, conta ainda com um prefácio de Ancelmo Gois, renomado jornalista sergipano, reconhecido principalmente pela sua coluna no jornal O Globo. 

A direção de arte do livro é do designer Giordano Macena e o projeto gráfico é assinado por Adilma Menezes. O livro foi impresso pela editora e gráfica J. Andrade.

Texto e imagem reproduzidos do site: radarse com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário