sexta-feira, 8 de março de 2024

Sergipe se destaca pela produção do coco que abastece várias cidades do país




Fotos reproduzidas do google e postadas pelo blog

Publicação compartilhada do site G1 GLOBO SE., de 7 de março de 2024  

Sergipe se destaca pela produção do coco que abastece várias cidades do país

A Associação Nacional de Produtores de Coco informou que de dezembro de 2023 a fevereiro deste ano, as vendas no país cresceram 35 %, em relação ao mesmo período do ano passado.

Por g1 SE

Em Sergipe, nos últimos três meses, foram produzidos 211 milhões de cocos. A Associação Nacional de Produtores de Coco informou que, de dezembro de 2023 a fevereiro deste ano, as vendas cresceram 35%, em relação ao mesmo período do ano passado, e o volume passou de R$ 148 milhões para quase R$ 200 milhões.

Somente em uma propriedade da cidade de Neópolis, a 120 Km da capital sergipana, foram colhidos em média, por dia, 40 mil cocos.

“A gente tem a produção aqui voltada pro que a gente chama coco de mesa, aquele coco que você tomou no Rio de Janeiro que você tomou em São Paulo e nas praias do Nordeste em geral, esse coco é produzido em Sergipe”, disse o produtor Victor Paim.

De acordo com dados do IBGE, Sergipe é o quarto maior produtor da fruta no país e, além disso, segundo o produtor, tem vantagens que impulsionam a comercialização. “A qualidade do produto que é vendido aqui é melhor pelas condições climáticas e o solo, já que nosso coco é para ser consumido in natura e a localização do estado deixa o frete mais barato em relação aos demais estados", explicou.

A crescente oferta também gera empregos em diferentes setores. “Compensa a gente vir atrás do frete dessa fruta”, disse o caminheiro, Jean Alexandre da Rocha, que este mês viajou duas vezes para fazer entregas, sendo a última com cerca de 12 mil unidades para o estado do Mato Grosso do Sul.

“Faça chuva ou faça sol, não tem tempo ruim para o coco”, comemora o vendedor José Mário, que comercializa o produto na Central de Abastecimento de Aracaju.

Texto reproduzido do site: g1 globo com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário