segunda-feira, 27 de abril de 2015

Grupos folclóricos é a marca da cultura sergipana

Guerreiro é passado de pai para filho.

No Cacumbi apenas homens dançam.
Crédito das fotos: César de Oliveira.

Infonet - Verão Infonet - Acontece No Verão - 28/01/2012.

Grupos folclóricos é a marca da cultura sergipana
Ensinamentos das danças são passadas de pai para filho

As manifestações populares e as apresentações folclóricas são uma marca da cultura sergipana e estão atreladas ao cotidiano do estado. Mantendo a tradição cultural, um grupo de Guerreiro e outro de Cacumbi fizeram parte da programação da segunda noite do Verão Sergipe.

Segundo a coordenadora dos grupos folclóricos em Sergipe, Maurelina Santos o ‘Guerreiro’ formado por 30 pessoas e os ensinamentos são passados de pai para filho. “Como já é uma tradição eles se reúnem pelo menos uma vez por mês para ensaiarem, mas é uma pena que esse tipo de grupo está em extinção no estado”, lamentou.

O Guerreiro é composto por uma seqüência de cantos e danças que são apresentadas de acordo com os personagens de cada grupo, sendo um dos pontos culminantes a luta de espadas, travada entre o Mestre e o índio Peri. Os principais personagens do Guerreiro, além do Mestre, que comanda as apresentações, e do índio Peri, são: o Embaixador, a Rainha, Lira, o Palhaço e os Vassalos.Os instrumentos que acompanham o grupo são sanfona, pandeiro, triângulo e tambor. Destacam-se os trajes coloridos e ricamente enfeitados.

Já sobre o Cacumbi, Maurelina destacou o vestuário usado pelos participantes do grupo. “As roupas deles são diferenciadas e segue uma tradição da época colonial”, explicou apontando para as camisas listradas dos homens. Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores; o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas, espelhos e laços.

A coordenadora de grupos folclóricos disse ainda que o ritmo é forte, o é som marcante e o apito coordena a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá.

Por Viviane Cavalcante.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/verao/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário