sexta-feira, 17 de abril de 2015

Luiz Antônio Barreto é homenageado pela CMA

Foto: divulgação.

Infonet - Cultura - Noticias - 15/04/2015.

Luiz Antônio Barreto é homenageado pela CMA
Homenagem foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15

Em Sessão Especial realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quarta-feira, 15, os vereadores homenagearam o saudoso jornalista, filósofo, sociólogo, historiador, escritor e imortal da Academia Sergipana de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia, Luiz Antônio Barreto, falecido em abril de 2012. A autoria do requerimento para a homenagem foi do presidente do Legislativo de Aracaju, Vinícius Porto (DEM).

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Pastor Roberto Morais (SD) e contou também com as presenças dos vereadores Lucas Aribé (PSB), Max Prejuízo (PSB), Emmanuel Nascimento (PT), Nitinho (DEM), Bertulino Menezes (PSB) e Anderson de Tuca (PRTB).

O presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Cleiber Vieira, foi o primeiro orador da solenidade que reconheceu a trajetória de Luiz Antonio Barreto. “Um amigo fiel é o melhor remédio que alguém encontra na vida. Luiz Antonio Barreto, além de jornalista, atuou também em vários campos da cultura sergipana e brasileira. Foi único nome sergipano a fazer parte da Academia Brasileira de Filosofia. Luiz não foi apenas um agitador cultural, como muitos dizem, mas um notável idealizador da cultura brasileira. Daí a grandeza de sua alma, calmo e revelador de sua finura. Foi um homem imbuído de total espírito público e portador de uma prosa natural e fluente”, falou Cleiber.

O desembargador e irmão do homenageado, Artêmio Barreto, agradeceu as muitas e emocionantes homenagens. “Agradeço a todos e aqui, o faço em nome da família. Primeiro agradeço a Câmara de Vereadores, que indicará o nome de um logradouro público, para que seja um ponto de referência desse homem que muito fez pela cultura sergipana. Luiz Antonio, com seu coração magnânimo, sempre procurou fazer o bem a todos. Agradeço também ao professor Joubert Uchôa por adquirir e conservar o acervo de Luiz Antonio Barreto, o qual servirá à sociedade como um todo. Parabenizo ao presidente dessa Casa, Vinícius Porto, e aos demais vereadores por essa homenagem.

Entre as diversas homenagens, o discurso do vereador Emmanuel Nascimento também de. “Vamos estudar, junto com os demais colegas parlamentares dessa Casa Legislativa, uma forma de criarmos um prêmio denominado Luiz Antônio Barreto, como uma forma de reconhecimento desse parlamento a esse importante homem sergipano. Essa não é uma homenagem política, mas justa a uma pessoa que muito contribuiu em benefício de toda sociedade aracajuana e sergipana”, falou o parlamentar.

Histórico

Luiz Antonio Barreto nasceu no município de Lagarto, no dia 10 de fevereiro de 1944, filho de João Muniz Barreto e Josefa Alves Barreto. Fez o curso primário na Escola Rural em Pedrinhas e o ensino médio no Colégio Tobias Barreto, em Aracaju. Vítima de perseguição política, sua família morou em diversos municípios de Sergipe, da Bahia e ainda na cidade do Rio de Janeiro.

Jornalista e historiador, estudou Direito nas Faculdades de Direito de Sergipe, em Aracaju, e na Nacional, do Rio de Janeiro, assim como cursou a Escola Nacional de Música, também no Rio de Janeiro. Como jornalista exerceu atividades de repórter, colunista, redator, diagramador e secretário de redação dos jornais sergipanos Correio de Aracaju, Folha Popular, Gazeta de Sergipe, Sergipe Jornal e A Cruzada, no período de 1959 a 1971. Foi diretor da Revista Perspectiva (1966-1967) e colaborador de vários periódicos de Aracaju, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Teresina, Porto Alegre, Maceió, e da revista Il Moderno, de Milão, na Itália. Também foi colunista do Portal Infonet.

Atuou nas áreas de educação, cultura, história, comunicação, literatura e folclore, exercendo cargos em instituições públicas e privadas, entre os quais o de assessor Cultural do Instituto Nacional do Livro (INL) e Diretor da Organização Simões, Editora, ambos no Rio de Janeiro; diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos, em Aracaju; chefe da Assessoria Cultural da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Sergipe; secretário da Educação e Cultura de Aracaju; superintendente de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, Recife (1987-1989); diretor Cultural da Fundação Augusto Franco, Aracaju; assessor da Presidência da Confederação Nacional da Indústria; diretor do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Portugal); diretor do Instituto Tobias Barreto.

Com informações da CMA.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário