sexta-feira, 29 de maio de 2020

REGISTRO > 'Antônio Xavier de Assis: Vida e Obra'


 O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, 
Carlos Pinna de Assis 
 Foto: TCE-SE

O pesquisador Gilfrancisco Santos


REGISTRO DE PUBLICAÇÃO: site da Segrase, em 16/04/2020

Publicado originalmente no site da SEGRASE, em 16 de abril de 2020

‘ANTÔNIO XAVIER DE ASSIS: VIDA & OBRA’

O livro reúne textos sobre o homenageado, artigos inéditos e outros já publicados por Xavier de Assis

A Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise publica a obra ‘Antônio Xavier de Assis: Vida & Obra’, do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Carlos Pinna de Assis e o pesquisador, Gilfrancisco Santos.

O livro reúne textos sobre o homenageado, artigos inéditos e outros já publicados por Xavier de Assis. Ele que foi jornalista, professor, gráfico, escritor e criou a Livraria Braziliense, ainda editou jornais, lançou cadernos literários e femininos trazendo modernidade em seu século.

Para o pesquisador Gilfrancisco Santos, a publicação é uma contribuição historiográfica para Sergipe.  “Antônio Xavier foi muito importante para Sergipe, pois era um homem muito inteligente e se destacou na inspetoria escolar por mais de 20 anos. Ele criou a Livraria Braziliense que foi muito importante, pois além de vender e publicar grandes títulos, também publicava títulos de autores sergipanos. Em 1904 ele deixa a livraria e torna-se intendente de Aracaju, uma espécie de prefeito nos dias de hoje”, conta.

O pesquisador ainda conta sobre o livro de autoria de Xavier de Assis, ‘Esboços histórico e Geográfico do baixo São Francisco’ que também será lançado no dia 19. “O livro tem manuscritos datados de 1932 e trata do aspecto histórico e geográfico do baixo São Francisco”, relata Gilfrancisco Santos.

Ele também ressalta o trabalho feito pela Edise. “Estou muito satisfeito, pois a atenção do presidente da Segrase, Ricardo Roriz e do diretor Industrial, Mílton Alves são essenciais. A obra está muito bonita, os livros bem cuidados com uma contribuição muito especial dos colaboradores e funcionários durante todo o processo de editoração do livro”, destaca.

Para Ricardo Roriz, presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase o livro é extremamente necessário para compreendermos a história de Antônio Xavier de Assis e a sua contribuição para a sociedade sergipana. “Obras como esta são necessária para se entender as figuras do passado. Antônio Xavier de Assis é um exemplo de inteligência e competência para nosso estado. É mais uma obra publicada no ano em que comemoramos os 200 anos de Emancipação Política de Sergipe e os 165 anos de Aracaju”, lembra.

Texto e imagens reproduzidos do site: segrase.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário