quarta-feira, 27 de maio de 2020

REGISTRO > Lineu Lins narra história de Sergipe em acervo na Unit

Lineu Lins narra a história de Sergipe 
através da fotografia (Foto:Asscom/UNIT)

REGISTRO DE PUBLICAÇÃO: site do Portal A8 SE, em 22/04/2011

Publicado originalmente no site A8 SE, em 22 de abril de 2011

Lineu Lins narra história de Sergipe em acervo na Unit

Redação Portal A8

Está disponível na Universidade Tiradentes o acervo com mais de 500 mil imagens que retratam a história e evolução de Sergipe. O projeto é resultado de um trabalho de mais de 50 anos do fotógrafo Lineu Lins.

"De 1961 a 1967, o acervo apresenta 17 mil filmes em preto e branco. De 67 em diante, vem a cultura das cores. São cerca de 10 mil filmes. E a partir daí vem a fase da fotografia digital, que contempla entre 40 e 60 mil fotos. Há também 15 mil slides e cromos tamanho 6x6", relata Lineu Lins, que descobriu a vocação para a fotografia por conta própria, ainda na época do ginásio, relatou Lineu Lins.

A obra também resgata a cultura popular, o crescimento industrial e a arquitetura sergipana. Autoridades, jornalistas e personalidades contemplaram as obras de arte sergipana. "Há pouco tempo, tomei conhecimento que o cidadão de maior memória fotográfica, de jornal e cinema de Sergipe, Valmir Almeida, ex-proprietário de uma loja de materiais fotográficos na praça da Catedral Metropolitana, buscou apoio para preservar o acervo e não conseguiu. Com raiva, Valmir queimou um patrimônio, riqueza para o Estado. Para que histórias como essa não se repitam, a Universidade Tiradentes resolveu preservar a obra monumental de Lineu. Conseguimos adquirir o acervo com a condição de que o próprio Lineu continue tocando o espaço enquanto ele viver", afirma o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit.

Texto e imagem reproduzidos do site: a8se.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário