terça-feira, 2 de março de 2021

"A falta que Déda faz" (Cláudio Nunes)

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 2 de março de 2021

61 anos Déda! Blog não se esconde num elogio fácil: a falta q Déda faz
Por Cláudio Nunes (do blog Infonet)

O eterno governador de Sergipe – e eterno professor do titular deste espaço – Marcelo Déda Chagas se vivo fosse completaria, no próximo dia 11 de março, 61 anos. Partiu muito novo e com muito ainda a contribuir para Sergipe. A vida não tem explicações, mas Déda teve tempo de construir um patrimônio invejável para qualquer político: um legado de correção com os recursos públicos, de um gestor de verdade e um dos – senão o maior – orador que Sergipe já teve.

No último sábado,27, o blog fez uma postagem homenageando o flamenguista Déda pelo octacampeonato do Flamengo. Déda era intenso quando falava de futebol e seu amor pelo Flamengo.

De hoje, 02, até a sexta-feira, 12, o blog publicará frases do dia apenas de Marcelo Déda. Uma pequena homenagem. E os amigos e admiradores que desejarem enviar textos para publicação fiquem à vontade.

Este blog conquistou muitos leitores ao longo do tempo e também muitos críticos, porque não se esconde num elogio fácil ou numa crítica meia boca. Aqui se escreve o que se pensa e por isso a credibilidade conquistada. Muitos podem não concordar com as análises e opiniões, mas respeitam porque sabem que a opinião é um fato jornalístico indestrutível.

As lembranças constantes ao professor e gestor Marcelo Déda são porque ele faz falta. Déda vivo, e se estivesse representando Sergipe, por exemplo, no Senado, estaria nas manchetes com seus discursos memoráveis, suas críticas autênticas e batendo de frente contra um governo que privilegia poucos e defende a ditadura e a segregação no Brasil em todas as áreas.

E aqui não se trata de esquerda ou direita, de PT ou outro partido. Se trata de um referencial republicano e até mesmo da filosofia schopenhaueriana, a qual ele admirava e citava muitas vezes. Num país onde o contraditório virou motivo de insanidade para muitos. Onde a cultura do ódio é a tônica principal sem respeito ao livre arbítrio, os discursos fortes de Déda mexeriam com a insanidade de muitos políticos que precisam respeitar as opiniões divergentes num debate democrático em toda sua essência.

Na política de hoje, não só de Sergipe, mas de todo país, faltam líderes republicanos como Déda. E num país à beira do precipício e sem rumo a atuação dele seria fundamental.

Déda foi e sempre será um referencial de ética na política e na gestão pública, acertando ou não. E enquanto este blog estiver vivo ele sempre será lembrado.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário