sexta-feira, 19 de março de 2021

Fiscalização cumprimento do toque de recolher em Aracaju









Publicado originalmente no site da PMA, em 17 de março de 2021

Prefeitura intensifica fiscalização durante aniversário da cidade

Com o objetivo de evitar aglomerações e, desta forma, interromper a livre transmissão do coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), intensifica as fiscalizações nesta quarta-feira, 17, aniversário da capital.

A medida dialoga com o momento difícil pelo qual passa o município e todo o país, com aumento significativo do número de novos casos registrados de Covid-19. Neste feriado, a vigilância mais intensa se dá na região das praias, para garantir o cumprimento dos decretos. 

“O objetivo dessa operação é fazer cumprir os decretos do Governo e do município de Aracaju no que tange a não abertura de bares e restaurantes e a interdição das praias para qualquer tipo de prática, com o objetivo de diminuir a aglomeração de pessoas e garantir a diminuição consequente da transmissão da Covid-19”, explica o secretário da Defesa Social e Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida.

Sete viaturas da Guarda Municipal estão posicionadas de maneira a vigiar toda a extensão do litoral aracajuano, da Coroa do Meio até o Viral. Além disso, os terminais de integração, sobretudo o da Atalaia, também contam com vigilância especial.

O trabalho é feito de maneira integrada pelos órgãos ligados à Semdec, Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal, que permanecerão patrulhando a cidade e orientando os cidadãos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado, em caso de desobediência, a pessoa será encaminhada à delegacia para lavratura do auto de violação dos decretos, o que caracteriza crime contra a saúde pública.  

Toque de recolher

A partir das 18h, as viaturas da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) fiscalizarão o fechamento do comércio, levando em consideração as medidas previstas nos decretos do governo Estadual e Municipal. A partir das 20h, quando começa o período determinado para o toque de recolher, também haverá ação ostensiva da Guarda nos diversos locais da cidade, para que as pessoas que ainda estiverem circulando sejam orientadas a voltar para casa.

 Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

***********************************************************************




Publicado originalmente no site da PMA, em 18 de março de 2021

Prefeitura mobiliza Guarda Municipal para fiscalizar cumprimento do toque de recolher

Como parte da ação integrada dos órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Guarda Municipal de Aracaju realizou uma operação ostensiva, na noite desta quarta-feira, 17, para fiscalizar o cumprimento do toque de recolher decretado pela Município. Ao longo da noite, pontos estratégicos da cidade foram monitorados de perto pelos guardas municipais.

Todos os detalhes da ação integrada que envolveu, ainda, a Defesa Civil de Aracaju e o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), foram discutidos durante reunião na sede da Semdec, na última terça-feira (16). Na fiscalização, os órgãos integrados do Município se uniram aos do Estado para fazer cumprir as determinações previstas nos decretos do Poder Executivo.

“Nosso trabalho é, sobretudo, com o intuito de orientar as pessoas. Reforçamos a necessidade de que haja a colaboração de todos, para que possamos diminuir a velocidade do contágio pela covid-19 na capital. É preciso frisar que a pandemia ainda não acabou e o momento em que estamos vivendo exige o esforço do poder público, mas também da população. Neste sentido, a força-tarefa entre Município e Estado é de extrema importância”, ressalta o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

A partir das 18h da quarta-feira, viatura das GMA fiscalizaram o fechamento do comércio. Já a partir das 20h, quando começa o período de vigência do toque de recolher, realizaram também ação ostensiva em diversos locais da cidade, entre ele uma ação intensificada no Terminal da Atalaia.

Entre os pontos estratégicos pelos quais a GMA percorreu com o patrulhamento, foram monitoradas as avenidas Euclides Figueiredo, Tancredo Neves, Barão de Maruim, Desembargador Maynard, Hermes Fontes, Beira Mar e João Ribeiro.

“Nosso intuito foi fiscalizar o cumprimento do decreto, portanto, observar se havia circulação de veículos e pessoas pelas vias da cidade. No geral, verificamos que as ruas e avenidas estavam vazias, mas houve situações isoladas, como no Farol do bairro Farolândia e na avenida Beira Mar, nas imediações da 13 de Julho, onde algumas poucas pessoas foram encontradas. Nestes casos, as pessoas foram abordadas e orientadas a voltarem para suas casas. Não houve necessidade de condução à delegacia ou outra situação mais ligada à legislação penal”, relata o diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Medidas

O toque de recolher foi decretado na última terça-feira (16), após reunião do Comitê de Operações Emergências (COE), quando foram apresentados os dados sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Aracaju.

Até o próximo domingo, 21, o toque de recolher estará em vigência, das 20h às 5h, inclusive com redução da frota de ônibus durante esse horário. Com isso, também serão intensificadas as fiscalizações em parceria com o Governo do Estado.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário