quarta-feira, 3 de março de 2021

Exposições virtuais realizadas pela Funcaju aliam tecnologia e arte



Publicado originalmente no site da PMA, em 2 de março de 2021

Exposições virtuais realizadas pela Funcaju aliam tecnologia e arte

Com a tecnologia e a internet transcendendo cada vez mais as barreiras físicas, a cultura e a arte vão pegando carona nesse processo de evolução e permitindo novas experiências no formato de consumo e acesso aos produtos artísticos.

Neste prisma, a produção da arte, em Aracaju, tem conseguido chegar de forma ampla para os entusiastas da cultura, graças à exploração do ambiente digital e da dimensão dos produtos abrangidos pelos editais da Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc.

O processo é conduzido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que contemplou em seus editais produções nos formatos tradicional e digital. Na programação do mês de março, alusiva ao aniversário de 166 anos de Aracaju, são diversos os produtos voltados para o ambiente digital, os quais podem ser acessados de quaisquer smartphone ou computador.

Já nesta primeira semana de março, quatro trabalhos no formato digital, produzidos por artistas no âmbito do Festival Colora, foram disponibilizados na internet. As exposições Utupoias Urbanas, da design gráfico Thaiza Luiza, e Tarô Brasileiro, do ilustrador e design gráfico Breno Loeser; os catálogos digitais Êxodo, de Gabi Etinger e Victor Balde, e Caminhos, Rios e Mares, de Seiji Hiratsuka.

No projeto Utopias Urbanas, a proposta de Thaiza Luiza é evidenciar espaços urbanos inutilizados ou subutilização em Aracaju. Através do Street View do Google Maps, a artista fotografou os ‘vazios urbanos’ e aplicou intervenções com a técnica de colagem, inserindo elementos e formas lúdicas para melhor aproveitar os espaços.

Já na exposição de Breno Loeser, Tarô Brasileiro, a história de 22 cartas de tarô entra em evidência narrando a diversidade da cultura religiosa brasileira. As ilustrações contam com personagens folclóricos e religiosos do Brasil, do Saci ao padre Cícero. Apresentada em um formato lúdico, a exposição foi esboçada para atrair a curiosidade para esse recorte da história brasileira.

Veja abaixo como conferir cada um dos trabalhos digitais:

Exposição: UTOPIAS URBANAS Com: Thaiza Luiza Costa Santos | Período 1 a 15 de março

Link: https://contatothalusantos.wixsite.com/utopiasurbanas/obras

Exposição: TARÔ BRASILÊRO Com: Breno Da Costa Loeser | Período 1 a 15 de março

Link: https://www.behance.net/gallery/114523157/Taro-Brasilero?share=1

Catálogo digital: PROJETO ÊXODO Com: Gabi Etinger e Victor Balde

Link: https://drive.google.com/file/d/170thD4w3h4YJi6eyaNE3hhQtI1x1Xp57/view

Catálogo digital: CAMINHOS, RIOS E MARES Com: Antonio Seiji Hiratsuka

Link: https://drive.google.com/file/d/1lLpPabSDocYDByGh-IhlykIcjAbTTqj8/view

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário