terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Conheça Lina Sousa, mais uma sergipana a se apresentar no The Voice +

Texto publicado originalmente no site F5 NEWS, em 7 de fevereiro de 2022 


Conheça Lina Sousa, mais uma sergipana a se apresentar no The Voice+ 


A artista já cantou ao lado de nomes como Vinícius de Moraes e Milton Nascimento 


Por Antonio Cardoso 


A sergipana Lina Sousa participou neste domingo do programa musical The Voice +, da Rede Globo. Com uma bela trajetória, que alcançou o cenário nacional, ela coleciona parceiros musicais como Vinícius de Moraes e Milton Nascimento.  


Lina cantou uma versão rearranjada de Asa Branca e arrancou elogios dos jurados. “Eu nunca ouvi uma versão desse jeito, com esse afinco e com essa entrega”, disse Carlinhos Brown. Confira a apresentação abaixo. 


Mesmo assim, e infelizmente, Lina não conseguiu passar para a fase seguinte da competição. Muitos internautas criticaram a escolha dos jurados e queriam vê-la na próxima etapa do programa. Confira alguns comentários nas redes sociais.  


Outra sergipana, a enfermeira Acácia Maria, de 85 anos, foi uma das primeiras selecionadas na audição às cegas do talent show da TV Globo. 


A história de Lina Souza  


A cantora veterana formou um quarteto musical com suas irmãs Adi, Dina e Bel Souza, em Aracaju, no ano de 1970. Surgido ainda com o nome Instant 4, o grupo conquistou o estado e foi para Salvador, quando tocou na casa de shows Moenda, de onde saiu o nome definitivo: As Moendas. 

 

Ainda na Bahia, as irmãs conquistaram o público e chamaram a atenção de grandes nomes da música nacional, como o poeta e compositor Vinícius de Moraes, com quem participaram de dois álbuns do poetinha junto a Toquinho: "10 Anos de Toquinho e Vinicius" (1979) e "Um Pouco de Ilusão" (1980). 

 

As Moendas também se apresentaram em diversos espetáculos ao lado de artistas nacionais e internacionais. Têm no currículo ainda a participação na trilha sonora do filme “Iracema, a virgem dos lábios de mel” (1979), com músicas de Toquinho e Vinícius, e do disco “Journey to Dawn” (1979), de Milton Nascimento.  


As irmãs ainda colecionam participações nos programas nacionais: Fantástico e Jornal Hoje da Rede Globo; Hebe Camargo e Flávio Cavalcanti da Rede Bandeirantes; ainda nos programas Os Trapalhões, Programa Silvio Santos e Brasil Som 75 da extinta TV Tupi. 


No ano 2000, fizeram parte do programa “Civeddiamo in TV” na RAI (Rádio e Televisão Italiana).  


Com a saída de Bel e em seguida de Dina, o quarteto passou a ser uma dupla, formada por Lina e Adi Souza, sendo em 2013 o último lançamento, com o disco “O jeito da Volta”, realizado na Itália e em Aracaju (SE), com músicos italianos e sergipanos... (e último álbum, da música “Onde anda você”, sucesso de Vinícius de Moraes e Toquinho). 


Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo 


Texto reproduzidos do site: f5news.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário