domingo, 15 de outubro de 2023

Nova sede do Memorial de SE mantido pela Unit será inaugurado dia 20

Publicação compartilhada do site do Portal INFONET, de 14 de outubro de 2023

Nova sede do Memorial de SE mantido pela Unit será inaugurado dia 20

Inaugurado em 20 de janeiro de 1998, o Memorial de Sergipe funcionou até o ano de 2013 na Avenida Beira Mar, nº 626. Por motivos estruturais, precisou ser remanejado para outro ambiente. Desta vez, a instituição museal mantida pela Universidade Tiradentes (Unit) e Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) funcionará em nova sede, no prédio da antiga Galeria de Arte Ana Maria Alves, na Orla de Atalaia.

A inauguração na nova sede acontecerá no dia 20 de outubro exclusivamente para imprensa e convidados, a exemplo de personalidades sergipanas relacionadas à Cultura. O momento contará com show da Orquestra Sanfônica e apresentação de grupo da Quadrilha Século XX.

Para a sociedade, o Memorial de Sergipe passa a funcionar a partir do dia 08 de novembro, com o horário de funcionamento: de terça-feira a sábado das 10h às 16h e domingo das 10h às 13h.

A visita deve ser feita com agendamento prévio por meio do telefone: 79 98108-1866.

Memorial de Sergipe

A estrutura possui mais de 25 mil peças em seu acervo bibliográfico, iconográfico e museológico. O objetivo da instituição é preservar e divulgar elementos socioculturais, bem como atender às comunidades civil e científica em pesquisa, educação e cultura.

O acervo se constitui de várias coleções que podem ser classificadas em artes visuais, antropologia e etnografia, ciência e tecnologia, história e imagem e som. Dentre os objetos utilizados na exposição, estão os: arqueológicos (pedra e cerâmica), paleontológicos (ossos), etnográficos (palha, tecido, cerâmica, penas, madeira), artes visuais (óleo sobre tela, madeira e papel), documentais e fotográficos; de mobiliário (madeira e couro), de armaria (metal, madeira e couro), e de indumentário (tecido algodão, sintético e couro).

A iconografia conta com diversos acervos particulares de ilustres sergipanos, que registraram a evolução urbanística da capital e do interior, como as pinturas em pratos de porcelana e azulejo de Rosa Faria, uma arte considerada única no mundo. O Memorial também abriga acervos de Constâncio Vieira, Lourival Baptista, Sabino Ribeiro, Francisco Rollemberg Leite, Tobias Barreto, entre outras personalidades.

Já o acervo museológico apresenta mais de 10 mil peças em exposição permanente. Os temas explorados vão desde fósseis marinhos a aparelhos telefônicos do início do Século 20, passando pela formação de Sergipe, cultura popular, entre outros.

Fonte: Ascom Unit

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário