terça-feira, 31 de outubro de 2023

Pré-Caju 2023: Prefeitura e cooperativa vão beneficiar catadores com bases fixas...


Legenda da foto:  Bira Rabelo, diretor de Espaços Públicos e Abastecimento,  Vinicius Almeida, diretor de Operações da Emsurb e  Amanda Bispo, diretora operacional da Care - (Crédito da foto: Matheus Varjão/PMA).

--------------------------------------------------------

Texto publicado originalmente no site da PMA, em 30 de outubro de 2023  

Pré-Caju 2023: Prefeitura e cooperativa vão beneficiar catadores com bases fixas para a venda de recicláveis

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) estão firmando uma nova parceria que busca fomentar e favorecer à logística envolvendo catadores de materiais recicláveis durante o Pré-Caju 2023, evento que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro, na Orla da Atalaia, com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju. 

Intitulado ‘Pré-Caju Recicla’, os últimos ajustes para execução do projeto foram discutidos durante uma reunião ocorrida nesta segunda-feira, 30, com participação de representantes da Emsurb e Care. Durante o encontro, que aconteceu na área do circuito da festa, dois postos de coleta ficaram definidos para recebimento dos materiais, os quais estão localizados nas áreas próximas ao Corpo de Bombeiros e ao estacionamento da Praia do Havaizinho. 

"Ao longo do evento, catadores e catadoras poderão efetuar a venda imediata de itens como latinhas, plástico e papelão, a um preço mais justo e num processo bem mais rápido, tratando diretamente com a cooperativa parceira que recebe estes materiais. A ideia começou lá atrás, ainda durante a realização do 'Forró Caju Recicla', que foi o projeto piloto deste trabalho unificado e que deu muito certo, abarcando tanto a cooperativa parceira do município, quanto aqueles catadores que buscam complementar a sua renda em eventos desse porte", salienta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

A diretora operacional da Care, Amanda Bispo, que esteve presente na reunião, reforça a importância do apoio dado pelo município para tornar o projeto viável, possibilitando a geração de mais dignidade às famílias que obtêm seu sustento por meio da coleta de recicláveis. 

"Esse projeto também é uma parceria nossa com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), com o intuito de atender uma quantidade maior de catadores, oferecendo condições dignas de trabalho e renda para os mesmos. Dentro do Pré-Caju será a primeira vez em que esse projeto acontece. Fizemos a proposta para a Prefeitura, junto à Emsurb, e fomos abraçados. Já contamos com a experiência de ter feito algo similar no Forró Caju deste ano, o que gerou um resultado muito positivo", comenta. 

Para que o projeto 'Pré-Caju Recicla' ganhe forma do início ao fim da prévia-carnavalesca, a escolha dos locais priorizou pontos como a facilidade de visualização por parte dos catadores, assim como de melhor logística para entrada e saída do veículo, onde ficará armazenado o material coletado. Para ampliar mais ainda o suporte à iniciativa sustentável, a empresa municipal oferecerá apoio também na instalação de pontos de luz e com a colocação de banheiros químicos em áreas próximas de onde estarão as bases da cooperativa. Outro destaque será o apoio à segurança no entorno dos postos de coleta, o que será assegurado em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA). 

"Todo apoio logístico também será fornecido no tocante à fiscalização para que tudo, claro, ocorra de forma tranquila. Portanto, a Emsurb vai acompanhar esse trabalho, tanto no momento da venda do produto ou de algo que possa ser coletado. É uma forma de trazer a ideia da reciclagem sem disputa interna entre os catadores, mas com oportunidades iguais e possibilidade para que eles conseguiam vender de forma imediata seus resíduos, com um custo bem mais em conta", reitera o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida, um dos representantes da empresa municipal na reunião com a Care. 

O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo, que também representou a empresa municipal no encontro com a cooperativa, ressaltou que o projeto acentua a importância econômica e social almejadas no apoio oferecido pela Prefeitura em eventos como o Pré-Caju.

"Nos dois locais liberados para o projeto, a cooperativa poderá montar suas bases de recolhimento desses materiais, fazendo a limpeza de seu container e do veículo onde ficarão armazenados os itens, exatamente como ocorreu no Forró Caju, e os catadores serão informados sobre esses postos de coleta", pontua.

Texto reproduzido do site: www aracaju se gov br

Nenhum comentário:

Postar um comentário