terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Governador de SE 'morreu pobre', diz ministro em velório.

Foto reproduzida do site: oglobo.globo.com

Folha de S.Paulo, em 02/12/2013.
João Pedro Pitombo, enviado especial a Aracaju.

Governador de SE 'morreu pobre', diz ministro em velório.

Em Aracaju na noite desta segunda-feira (2) para o velório de Marcelo Déda (PT), o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) afirmou que uma característica fundamental do governador de Sergipe foi o fato de não ter enriquecido após ingressar na vida política.

"Déda nos encantou exatamente por ir além da política, pela capacidade de viver com intensidade a vida. E tem muita paixão por tudo que ele fez e uma coisa fundamental: ele morre pobre, o que é uma grande lição de um novo modo de fazer política", afirmou Carvalho, que lembrou o fato de ter atuado com o governador na fundação do PT.

Moradores se despedem de Marcelo Déda em Aracaju
Perdi grande amigo, diz Dilma; veja repercussão
Jackson Barreto decreta luto oficial de sete dias

Na última eleição que disputou, em 2010, Déda declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 555,7 mil (R$ 680 mil, no valor corrigido pela inflação).

Marcelo Déda morreu em São Paulo na madrugada desta segunda-feira, em decorrência de complicações de um câncer na região do intestino. O corpo está sendo velado no Palácio-Museu Olímpio Campos, ex-sede do governo, e deverá ser cremado nesta terça.

O governador Jaques Wagner (PT-BA) também citou Déda como exemplo da "boa política".

"Marcelo Déda é um grande brasileiro: alegre, risonho, cantador, dançarino, jogador de futebol. É uma pessoa ímpar e inigualável. Ele deixa uma contribuição muito grande para a política sergipana e brasileira. Eu creio que vamos ficar com essa lembrança de um bom exemplo de uma boa política e nos mirar nessa energia positiva dele", disse.

Emoção.

Em discurso emocionado durante o velório, a mulher de Déda, Eliane Aquino, contou que o governador manifestou o desejo de ser visto pelo povo sergipano em seu funeral.

"Ele me disse: 'Quero que o meu povo me veja'. E hoje eu digo: 'Olha aí, meu amor, o seu povo que você tanto ama lhe fazendo uma baita homenagem'", disse a primeira-dama.

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam do velório em Aracaju, que deverá ser aberto ao público por volta das 22h (horário de Brasília).

Em cerimônia restrita a parentes e amigos, Dilma falou rapidamente e disse que a morte de Déda deixava "um vazio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário