domingo, 1 de maio de 2016

Carrossel do Tobias é instalado no Centro Cultural

 Réplica do Carrossel do Tobias...

 Aglaé Fontes: "Alegria em ser guardiã".

Professor Vilder Santos se emociona ao relembrar 
a alegria dos pais com o carrossel.

Estória do brinquedo é contada nas paredes do espaço em que foi instalado.

Créditos - Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 28/04/2016.

Carrossel do Tobias é instalado no Centro Cultural.

A réplica e a estória estarão permanentemente expostos.

Quem não teve a alegria de brincar no Carrossel do Seu Tobias, no Parque Teófilo Dantas, pode dar uma passadinha no Centro Cultural de Aracaju [Praça General Valadão] para relembrar a estória de um dos brinquedos que encantou várias gerações em Aracaju. No final da tarde desta quinta-feira, 27, o Instituto Banese fez, em parceria com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a instalação de uma exposição permanente que conta com uma réplica do carrossel.

O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, conta que a vontade de contar a estória do Carossel de Tobias já existe desde a inauguração do Museu da Gente Sergipana.

“Em 2013. tivemos a informação de que havia um resquício do carrossel no Parque da Cidade. Fomos até lá e encontramos em grande estado de degradação. Fizemos um convênio com a Subpac por ser tombado, levamos para um restaurador de imagens sacras em São Cristóvão e conseguimos recompor quatro cavalos e o boneco do Tobias. Em seguida, fizemos uma exposição no Museu da Gente, mas depois que foi desmontada, guardamos as peças e sentíamos a necessidade de um local para que pudesse ficar permanente. Por meio de um convênio com a Funcaju, o carrosel vai oportunizar que as pessoas conheçam a belíssima estória que marcou tantas gerações”, destaca Ézio Déda.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, falou da emoção em ser a guardiã do Carrossel do Tobias. “O Centro Cultural se preocupa com a questão da memória de Aracaju e a vinda do Carrossel do Tobias só nos traz alegria porque nós vamos ser guardiãs de um dos brinquedos populares mais significativos da história cultural de Aracaju, que encantou gerações e gerações. Agradeço ao Banese a confiança dispensada de nos ceder esse elemento museológico”, ressalta.

“O Carrossel do Tobias chegou a Aracaju em 1904 e do nosso Estado saiu apenas em 1963, ficando em Alagoas e Bahia. Meus pais, Milton e Anita Santos, passaram para Sergipe por um preço abaixo do real valor. Meus pais faziam questão que os orfanatos e os grupos folclóricos andassem gratuitamente. Ficaram muito tristes quando foi destruído e hoje essa mini réplica estará a disposição da sociedade para relembrar as festas natalinas no Parque Teófilo Dantas”, relembra o professor Vilder Santos, filho do vereador Milton Santos, que trouxe o carrossel para Aracaju.

Por Aldaci de Souza.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário