sexta-feira, 27 de maio de 2016

Celebração em homenagem ao maestro Leosírio Guimarães

O secretário Irineu Fontes enfatizou
 a importância da comemoração do maestro
 Foto: Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 23/05/2016.

Celebração em homenagem ao maestro Leosírio Guimarães.

As bandas centenárias também foram homenageadas.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Banese e Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise), realizou no Palácio-Museu Olímpio Campos, uma solenidade em comemoração ao centenário de nascimento do maestro Leosírio Guimarães, fundador da Sofise. O evento contou ainda com homenagens às bandas centenárias de Sergipe, dentre elas a banda da Polícia Militar, que se apresentou na cerimônia.

Diversas personalidades que contribuem para o engrandecimento cultural do estado e do país também foram homenageadas, desta vez, através da medalha do mérito cultural Carlos Gomes, em alusão ao patrono da Sociedade Brasileira de Artes Culturais e Ensino (SBACE).

O secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, esteve presente na solenidade e enfatizou a importância comemoração ao centenário do maestro Leosírio Guimarães e das homenagens prestadas às bandas centenárias de Sergipe. “É fundamental reconhecer o legado deixado pelo maestro Leosírio e das bandas que dão a Sergipe a cara da música. A participação da Secult é imprescindível, e pensando nisso nós estaremos retornando a partir do próximo semestre com o projeto ‘Bandas na Praça’, com um novo formato”, declarou.

Para a diretora do Sofise, Maria Olga de Andrade, é importante valorizar a cultura que está presente em nosso estado, e por isso às homenagens prestadas no evento são fundamentais. “As bandas filarmônicas são exemplos para nós, elas fazem parte da cultura de Sergipe e tem um valor que a gente não pode deixar perder. O maestro Leosírio foi o responsável pela criação da primeira orquestra de caráter sinfônico do estado como diretor do Conservatório de Música de Sergipe”,acrescentou.

Ao entregar a medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, o presidente da SBACE, José Carlos Colomo, enfatizou que é sempre importante valorizar àqueles que promovem a cultura no nosso país. “Estamos homenageando personalidades que contribuem para o engrandecimento da nossa pátria e nós nos sentimos lisonjeados em participar deste evento que reúne personalidades e instituições altamente importantes para a nação brasileira”, declarou.

Fundada em 1844, a Banda da Polícia Militar “José Machado”, foi uma das homenageadas no evento. Para o Sub-Tenente Batista, maestro da banda, receber esta homenagem é gratificante. “Nós sabemos o valor que a banda da PM tem para o Estado, e esse reconhecimento para a gente chegou em um bom momento pela importância histórica da banda”, afirmou.

Fonte: Ascom Sec. de Estado da Cultura.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário