sábado, 21 de abril de 2018

Alunos do Imbuaça se apresentam no Festival Sergipano de Artes Cênicas

 O texto é de 1882, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen

 Apresentação participa da programação do IV FESAC 
como Mostra Paralela







Lindolfo Amaral (Fotos: Pritty Reis)

Publicado originalmente no site da SECULT, em 20 de abril de 2018

Alunos do Imbuaça se apresentam no Festival Sergipano de Artes Cênicas

A peça “Um Inimigo do Povo” foi encenada por alunos concludentes do curso de teatro do Imbuaça

A sede do Espaço Imbuaça ficou repleta de expectadores para assistir ao espetáculo “Um Inimigo do Povo”, que foi encenado por alunos concludentes do curso de teatro do Imbuaça na noite desta quinta-feira, 19. A peça conta a história de um médico de uma estância balneária que descobre uma falha no sistema de encanamentos de sua cidade. Para resolver o problema, os poderosos da região teriam que desembolsar um bom dinheiro. Com isso, o médico precisa enfrentar o poder da imprensa e do prefeito, o próprio irmão, para conseguir beneficiar a população.

“O texto discute questões que são extremamente atuais, como a ética do jornalismo, mostrando a função da imprensa diante de um debate político. A crise ética é atualmente uma das maiores que enfrentamos; falta ética nas pessoas que ocupam cargos, que estão à frente do poder de decisão em todas as esferas. Então, o texto de Henrik Ibsen, de 1882, ainda é bastante atual exatamente por essas questões”, pontuou Lindolfo Amaral, assessor especial de Secult.

O espetáculo participa do Festival Sergipano de Artes Cênicas na categoria de “mostra paralela”, que é uma vitrine, cujo objetivo é de mostrar o que está sendo desenvolvido pelas escolas de teatro e grupos iniciantes, como forma de compor o seu portfólio artístico. “O alunos do Imbuaça sempre montam um trabalho na conclusão do curso desde 2014. É importante que fique claro que a mostra não concorre ao edital de seleção, já que o mesmo tem como público-alvo grupos que já são profissionais”, explicou Lindolfo.

Sobre o espetáculo

Henrik Ibsen (1828-1906), dramaturgo norueguês, é considerado um dos principais autores do chamado drama realista moderno. Um Inimigo do Povo (1882) retrata o conflito existente entre o individual e o coletivo, mostrando de que forma a população de uma pequena cidade-balneário da Noruega transforma o médico local de cidadão honrado em um inimigo do povo por conta de suas convicções a respeito da qualidade das águas que serviam os banhos públicos, fonte de riqueza para toda a cidade.

A poluição das águas é usada como metáfora no drama de Ibsen para denunciar a sujeira na estrutura social daquela cidade – no governo, na imprensa, no comércio e na sociedade em geral. A insistência do Dr. Stockmann em fazer prevalecer a verdade torna-o persona non grata para a população, sobretudo ao defender a ideia de que os valores daquela cidade estão sustentados sobre a mentira e de que o povo não tem a razão, ou seja, a maioria não tem o monopólio da verdade. Ele torna-se um inimigo do povo e conta apenas com o apoio de sua família e de alguns poucos membros da comunidade, que passam a sofrer represálias por conta disso.

Sobre o Festival

O IV Festival Sergipano de Artes Cênicas é uma realização do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que reúne apresentações diversas em mais de um mês de atividade. Todas as atividades são gratuitas, viabilizadas pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, e contam com o apoio da Impacto Comunicação Digital, Fundação Aperipê e Bipolar Operações Artísticas. A programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo site www.cultura.se.gov.br e pelas redes sociais da Secult.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário