quarta-feira, 18 de abril de 2018

Estradas vicinais na Zona de Expansão, em Aracaju (2018)




Fotos: ASCOM/EMURB

Publicado originalmente no site da PMA, em 18/04/2018

Prefeitura melhora estradas vicinais na Zona de Expansão 

A Zona de Expansão Urbana (ZEU) é a região mais do sul da capital definida pela Lei Municipal de no 873, de 1o de outubro de 1982, ocupando uma área de 63 km², correspondendo a quase 40% do território municipal e onde se concentra ainda a maior parte dos vazios urbanos existentes na cidade. De 1979, quando foi aprovada a Lei Federal de Parcelamento do Solo Urbano, até o ano de 2013, contabilizou-se um volume de 137 empreendimentos construídos na Zona de Expansão, resultando em 19.204 unidades habitacionais, mas boa parte é apenas usada como segunda residência.

Nesses últimos 30 anos, a Zona de Expansão que teve um acréscimo de mais de 22 mil habitantes, acarretando novas demandas no tocante à suporte de infraestrutura e serviços públicos. Estas informações estão contidas nos arquivos dos órgãos da Prefeitura de Aracaju, nos levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e presentes também em vários estudos feitos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e usadas como base para estudos e avaliações relacionadas aos impactos desta ocupação.

Para equacionar e mitigar as demandas mais urgentes da região, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), leva serviços paliativos conforme a necessidade até que obras estruturantes possam ser executadas após atualização da legislação, que atualmente define o local como Zona de Adensamento Restrito. Semanalmente, máquinas da empresa municipal executam o patrolamento e a terraplenagem em estradas vicinais que interligam os núcleos habitacionais e que permitem acesso aos corredores de trânsito que interligam a região ao Centro de Aracaju.

Para contemplar alguns vazios urbanos e propriedades rurais, casas de veraneio ou condomínios fechados, o trabalho é feito de forma a nivelar as artérias utilizadas por moradores e visitantes sem prejudicar a paisagem natural que rodeia as áreas habitadas, como explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb.

"Mapeamos as demandas e estudamos a melhor forma de atuar nos povoados Mosqueiro, Areia Branca, São José, Matapuã, Gameleira e Robalo. Sabemos que cedo ou tarde o futuro imobiliário de Aracaju estará nesta área, mas o compromisso da gestão pública deve atentar-se as condições ambientais e controlar o uso e ocupação do solo através dos instrumentos urbanísticos, e nisto temos sido rigorosos", afirma Ferrari, completando que em alguns pontos, a Zona de Expansão "ainda vive um processo de transição rural/urbana".

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário