quinta-feira, 19 de abril de 2018

Gumersindo Bessa vive dias de reconhecimento em Sergipe

Rafael Sousa, autor “Gumersindo Bessa: Um Talento Polimorfo”

Trecho extraído de publicação originalmente publicada no site JLPolítica/Coluna
Aparte, em 17 de abril de 2018

Gumersindo Bessa vive dias de reconhecimento em Sergipe

O jurista e político sergipano Gumersindo Bessa (1859/1913) foi, neste mês de abril, alvo de duas boas lembranças. Na primeira, os restos mortais dele foram retirados de um espaço insalubre num cemitério público e levado para uma urna no Poder Judiciário.

(...) O professor universitário Rafael Sousa lançou o livro “Gumersindo Bessa: Um Talento Polimorfo”, que tem 420 páginas e reúne vida e parte da obra desse jurista, como a primeira porção dos textos inéditos dele.

“Reuni isso após dois anos de pesquisa. É um material nunca antes coligido pelo Estado de Sergipe, apesar de duas Constituições terem determinado a sua reunião”, diz Rafael. Gumersindo Bessa nasceu em Estância e foi aluno de Tobias Barreto e colega de Fausto Cardoso.

Bessa tem uma biografia vistosa: foi promotor de Justiça, juiz, desembargador e primeiro presidente do TJ/SE, deputado estadual autor da primeira Constituição Estadual, deputado federal e, lógico, advogado. “Foi também precursor da constituição do Direito do Trabalho e da teoria do direito puro, autor do primeiro tratado de controle de constitucionalidade difuso do Brasil, além de seu nome ter dado origem à expressão “a beça””, informa Rafael. O que soa estranho é que o à beça não segue a grafia do Bessa.

Rafael Sousa é servidor efetivo do Poder Judiciário, ocupante do cargo em comissão de assessor de juiz, professor do curso de graduação e pós-graduação em Direito da Unit, da Estácio/Fase e da Faculdade Amadeus -Fama. Ele leciona as disciplinas Processo Civil, Direito Administrativo e Direito Tributário.

Trecho e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br/coluna-aparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário