segunda-feira, 23 de abril de 2018

Governo lança novo mapa político de Sergipe





Publicado originalmente no site ASN, em 21 de Janeiro de 2015

REGISTRO: Governo lança novo mapa político de Sergipe 

Mapa apresenta localização de cidades e povoados, bem como o revelo e a hidrografia do Estado

O ano começa com boas notícias para área cartográfica de Sergipe. A equipe de Geografia e Cartografia da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), acaba de lançar o novo mapa político do Estado. O mapa que não passava por uma atualização há alguns anos, apresenta a divisão político-administrativa de Sergipe com seus 75 municípios e alguns povoados.

O mapa que destaca ainda a hidrografia com os principais rios, o relevo, rodovias federais e estaduais, ferrovias e a localização de aeroportos e do porto, foi apresentado ao Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, pelo Superintendente de Estudos e Pesquisas da pasta, Marcel Resende, e sua equipe técnica. “O desenvolvimento de mapas como esse é um trabalho de suma importância realizado por esses técnicos da Seplag”, destaca o secretário.

Essa atualização tem como base cartográfica de referência as Malhas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano 2010. O material foi baseado ainda em informações do Atlas Digital sobre Recursos Hídricos de Sergipe, do ano 2014, desenvolvido pela Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SRH/Semarh), e dados do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/Seinfra).

Segundo Marcel Resende o novo Mapa Político de Sergipe é uma contribuição e um incentivo da Supes/Seplag ao conhecimento acerca do estado, e certamente será utilizado por vários setores da sociedade sergipana, desde as esferas política, gestora e empresarial, como pelas esferas acadêmicas e escolares. “É um excelente material didático que, por exemplo, poderá ser utilizado por professores e alunos nas escolas de Sergipe”, acredita.

No mapa estão disponibilizadas ainda informações socioeconômicas atualizadas por município e agregadas por territórios de planejamento. “Variáveis como área, número de habitantes e densidade e distancia até a capital estão disponíveis ao usuário de modo a complementar a informação visual, contribuindo para o conhecimento mais pleno de todas as unidades administrativas que compõem o nosso estado”, afirma Alan Juliano, assessor de Geoprocessamento da Sups/Seplag, responsável por coordenar o projeto.

O Mapa Político de Sergipe está disponível para download gratuito no site do Observatório de Sergipe, em dois tamanhos para impressão com qualidade (A0 e A3). Este é o primeiro de uma série de mapas que a Sups/Seplag disponibilizará para a sociedade sergipana no ano de 2015.

“A elaboração de um mapa com esse grau de qualidade só é possível hoje em dia graças à melhoria das técnicas de mapeamento e geoprocessamento ocorridas nas últimas décadas. Em 2015 continuaremos trabalhando com o objetivo de elaborar e disponibilizar produtos sobre o espaço geográfico sergipano, possibilitando à população o acesso gratuito ao conhecimento sobre nosso Estado”, frisa o Diretor Geral de Geografia e Cartografia da Sups, Márcio Reis.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário