terça-feira, 10 de abril de 2018

Estampas Eucalol sobre Sergipe







Publicado originalmente no Facebook/Paulo Roberto D. Brandão, em 03/04/2018

Estampas Eucalol sobre Sergipe
Por  Paulo Roberto Dantas Brandão

Os mais velhos devem lembrar das Estampas Eucalol. Não eram do meu tempo, mas a história é interessante. Em 1930 a PERFUMARIA MYRTA lançou o sabonete EUCALOL. Como não estava vendendo bem, os diretores tiveram a ideia de copiar algo que estava dando certo na Europa. 

Acompanhar os sabonetes com figurinhas chamadas ESTAMPAS EUCALOL. Hoje são peças de colecionadores.

As primeiras séries das ESTAMPAS EUCALOL tiveram temas bem brasileiros: A VIDA DE SANTOS DUMONT, EPISÓDIOS NACIONAIS, PRODUTOS DO BRASIL, CACHOEIRAS DO BRASIL, AVES DO BRASIL intercalados com outros temas de âmbito universal como DON QUIXOTE e COMPOSITORES CÉLEBRES, e nesta última incluíram CARLOS GOMES.

De 1930 a 1957, ano em que foram emitidas as últimas estampas, tivemos 54 temas distribuídos em 2.400 estampas. Uma série bonita é a dos UNIFORMES DO BRASIL desde 1730, publicada com autorização do Ministério da Guerra. A de maior sucesso foi sobre a Campanha da Itália, da FEB.

Houve séries sobre os Estados brasileiros. Descobri seis estampas sobre o Estado de Sergipe. Nada de especial. Uma até estranha, como uma casa fluvial, que não me consta seja da nossa tradição.

Texto e imagens reproduzidos do Facebook/Paulo Roberto Dantas Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário