segunda-feira, 13 de maio de 2019

Aula de arte no museu Olímpio Campos

Foto: Portal Infonet

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 10 de maio de 2019

Professores levam alunos para aula de arte no museu Olímpio Campos

Para alguns alunos do curso de Artes Visuais e Arquitetura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) a aula desta sexta-feira, 10, ficou longe do campus universitário. A Semana dos Museus levou os estudantes ao Palácio-Museu Olímpio Campos, centro da capital. Segundo professores e alunos, o museu representa um grande espaço para a manutenção da cultura, além de ofertar grandes aprendizados.

Professor da UFS explica importância dos museus 
para aprendizagem (Foto: Portal Infonet)

Para Agripino Costa Neto, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os alunos precisam se familiarizar com ambientes externos à universidade a fim de aperfeiçoar todo o conteúdo aprendido. “Às vezes os alunos ficam condicionados ao ambiente acadêmico e esquece o espaço urbano. É importante essa vivência urbana, inclusive para a preservação da memória coletiva”, avalia.

Costa Neto diz ainda que ao retratar a realidade manuseando elementos simples os alunos passam a ajudar a construir uma importante identidade artística. “Decidi trazer alunos que estão se descobrindo através da expressão do gesto gráfico”, diz. “Utilizando instrumentos bem simples, como lápis e papel, a arte se demostra como um grande objeto de representação”, completa.

Estudante diz que aula em museu contribuiu 
para ampliar seu conhecimento (Foto: Portal Infonet)

A estudante de Artes Visuais da UFS, Juciele Oliveira, descreve como positiva a avaliação que teve deste encontro no museu. Segundo a universitária, o que mais atrai em grandes obras e monumentos são os detalhes. “Algumas pessoas quando olham esses prédios de maneira ampla. Eu gosto de olhar para aquilo que poucas pessoas enxergam. Gosto muito dos detalhes”, afirma. Juciele diz que ficou maravilhada com o tanto que aprendeu sobre literatura, música e poesia.“A aula aqui no Palácio foi maravilhosa. Cheia de histórias e muita arte. A gente viu arte francesa em suas múltiplas áreas, como pintura, arquitetura e escultura”, explica. “Para as pessoas que se interessam muito pela História da Arte os museus trazem um grande arcabouço cultural”, acrescenta.

Por João Paulo Schneider e Aisla Vasconcelos

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário