terça-feira, 21 de maio de 2019

Programação do Encontro Nordestino de Cultura 2019












Fotos: Marco Vieira/ASN

Publicado originalmente no site ASN, em 20 de Maio de 2019

Governo do Estado divulga atrações do Encontro Nordestino de Cultura 2019

Entre as atrações do Encontro Nordestino de Cultura está o Arraiá do Povo. O Arraiá será realizado na Praça de evento da Orla de Atalaia, de 20 a 30 junho. Na atrações nacionais estão Targino Godim (PE), Chambinho(SP), Cezzinha (PE), Genival Lacerda(PB), Trio Nordestino(BA), Quinteto Violado (PE), Banda Saíra(SP), Silvério Pessoa (PE), Jorge de Altinho(PE)

Os sergipanos iniciaram a semana com uma ótima notícia. Nesta segunda-feira(20), o governo do Estado divulgou as atrações que irão se apresentar no Encontro Nordestino de Cultura 2019. O anúncio ocorreu durante um café da manhã, que contou a presença do secretário-Geral de Governo, José Carlos Felizola, representando o governador Belivaldo Chagas.  Na ocasião, também foi lançado o Selo “Sergipe é o país do Forró”. O evento contou também com a participação do deputado federal Fábio Mitidieri; o prefeito interino de Aracaju, Nitinho Vitale; deputado estadual Zezinho Sobral; secretários de Estado; representantes de entidades do setor empresarial, além da classe artística. O destaque da programação será as atrações sergipanas, ao todo, serão 66 atrações locais, 09 atrações nacionais, 11 quadrilhas juninas, 11 grupos folclóricos, além de 11 orquestras e filarmônicas.

O Encontro Nordestino de Cultura 2019 é uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE). Ao todo, serão 11 dias de uma vasta programação no intuito de envolver a população, turistas e visitantes para a preservação da cultura nordestina.

Entre as atrações do Encontro Nordestino de Cultura está o Arraiá do Povo. O Arraiá será realizado na Praça de evento da Orla de Atalaia, de 20 a 30 junho. Nas atrações nacionais estão Targino Godim (PE), Chambinho(SP), Cezzinha (PE), Genival Lacerda(PB), Trio Nordestino(BA), Quinteto Violado (PE), Banda Saíra(SP), Silvério Pessoa (PE) , Jorge de Altinho(PE).

“Esse evento traz não só o reconhecimento à classe artística, mas também abre um leque de oportunidades para ela fora e em Sergipe. Isso ajuda a elevar a autoestima de todos nós sergipanos e também incrementa o turismo, que é um dos nossos fatores de desenvolvimento mais importantes, que nós temos para hoje e para o amanhã. O turismo é uma indústria silenciosa e, de forma silenciosa, movimenta a economia de forma fantástica. Com eventos como este, principalmente investindo no São João, a gente ajuda os vendedores ambulantes, os restaurantes, bares, pousadas, hotéis, taxistas e motoristas. Enfim, um leque de serviços que representa dinheiro movimentando na cidade, economia se aquecendo e, com isso, a gente vai movimentando o estado de Sergipe, como também resgatando nossa cultura”, ressaltou o secretário-geral de Governo, José Carlos Felizola.

Com o tema “100 anos de Jackson do Pandeiro”, o Encontro Nordestino de Cultura 2019 congrega também o Fórum Nacional de Música Nordestina, o Arrasta Pé do 18 do Forte, os concursos de quadrilhas juninas do Centro Cultural Gonzagão (Arraiá do Gonzagão) e do Centro de Criatividade (Arranca Unha).

Os recursos para Encontro Nordestino de Cultura 2019 são de origem pública e privada. O governo do Estado contará com verbas do Ministério do Turismo (R$ 405.000,00), além do patrocínio do Instituto Banese (R$ 1.380.000,00) e iniciativa privada.

Para a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), Conceição Vieira, o Encontro é fruto da união dos setores para valorização e fortalecimento cultural do sergipano. “Os festejos juninos do Governo de Sergipe estão iniciando hoje com uma parceria forte, com o sistema empresarial do nosso estado e com os artistas. Além disso, estamos lançando um selo que oficializa e que cria uma unidade cultural para Sergipe que é Sergipe o país do forró. É uma celebração dupla. Pois o selo resgata a sergipanidade, e dá força e unidade àquilo que é a nossa principal referencia que é o São João. Queremos resgatar que Sergipe é o pais do Forró”, disse. 

A presidente da Funcap destacou ainda uma novidade no processo de seleção dos músicos, o cadastro no mapa do Ministério da Cultura. “Isso é novo e importante, principalmente porque empodera o artista sergipano e o coloca no cenário nacional”, comentou Conceição Vieira.

O presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais de Sergipe (Sindmuse), Tonico Saraiva, elogiou a organização e a forma democrática para seleção dos músicos. “Estou muito feliz. Existiam algumas reivindicações do Sindmuse e essas questões foram resolvidas junto ao governo do Estado. A organização está de parabéns pela transparência e pela forma democrática que realizou a seleção. Acredito que esse novo modelo trouxe mais uma segurança e tranquilidade aos músicos”, comentou.

O músico Erivaldo de Carira também destacou a iniciativa. “Eu acho que é uma maneira de preservar a cultura, divulgando nossos artistas, principalmente àqueles sanfoneiros que passam o ano todinho esperando pelo São João. Esse ano, o Encontro homenageia Jackson do Pandeiro, um cara que batalhou muito por essa cultura e a gente tem que dar continuidade. Não podemos deixar acabar”, exaltou.



Selo

No evento, também foi lançado o Selo “Sergipe é o País do Forró”. A ação é pioneira em Sergipe e tem o intuito de engajar o setor público e privado, para potencializar a cultura, e principalmente a tradição junina, empoderando o sergipano e sua raiz nordestina, mostrando que Sergipe é e sempre será, o país do forró!

O Selo é uma realização e organização do Governo de Sergipe, com as entidades produtivas do estado (Acese, CDL Aracaju, Fecomércio-Se, Senac, Sesc, ABIH, Sindpese, Setransp, Sebrae-se, Rede Sergifar, além das Cooperativas de Transporte, Coopertalse,  Coopertaju ) e  a classe artística.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Comunicação Social, José Sales Neto, apresentou a comunicação visual do encontro. “Nosso intuito foi destacar as características do homenageado e do nordestino. Afinal, São João é vida, alegria e cor. Usamos elementos da cultura nordestina, a exemplo da xilogravura. Nos preocupamos, sobretudo, em ressaltar a essência da cultura nordestina”, explicou.

Turismo

Além da valorização da cultura nordestina e sergipana, o Encontro Nordestino de Cultura 2019 é responsável pelo aumento do fluxo de turistas em Sergipe no mês de junho. Foi pensando nisso, que o governo do Estado estará nos dias 22 a 26 de maio, com um stand no Shopping da Bahia, no intuito de divulgar a programação do Encontro Nordestino de Cultura 2019 e promover o Selo Sergipe é o país do Forró.

Para a diretora de Turismo da Setur, Lara Brunele, a ação visa incrementar o turismo, movimentando a economia, consequentente, gerando renda e emprego para o estado. “Vamos divulgar o que temos de melhor no nosso estado e a temática vai ser justamente essa: Sergipe o país do forró. Vamos levar com muito entusiasmo e com muita alegria o que tem de melhor no nosso destino Sergipe”, frisou.

Encontro Nordestino de Cultura

O Encontro tem início com o Fórum Nacional da Música Nordestina, que será realizado nos dias 10 e 11 de junho. Com o tema: 100 anos de Jackson de Pandeiro, o Fórum tem objetivo de discutir e preservar a tradição nordestina. O Encontro segue nos dias 14 e 15 de junho com o Arrasta Pé do 18 do Forte.

O Encontro também envolve o Concurso de Quadrilhas do Arranca Unha. O Concurso é composto por 36 quadrilhas da capital e do interior. Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de junho acontecem as eliminatórias. Já nos dias 22 e 23 as semifinais e a grande final no dia 30 de junho.

Já o Concurso de Quadrilhas do Gonzação que é composto por 36 quadrilhas da capital e do interior, acontece nos dias 20, 21, 22, 25 e 26 de junho, com a etapa eliminatória. Nos dias 27 e 28 de junho serão realizadas as semifinais e a final no dia 29 de junho.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário