quarta-feira, 8 de maio de 2019

REGISTRO: Lançada a 22ª edição da revista CUMBUCA


.............................................R E G I S T R O...............................................

Publicado originalmente no site da SEGRASE, em 06/05/2019

22ª Edição da revista CUMBUCA a todo vapor 

O lançamento acontecerá no dia 07 de maio, na sede da Segrase, às 11h
     
No dia 07 de maio, às 11h, a sede da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase será palco do lançamento da Revista Cumbuca, produzida pela Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise, que chega à sua 22ª edição.

Nesta edição, a publicação apresenta temas poucos explorados, a exemplo do trio elétrico, ‘Notas obre o carnaval’, do professor Claudefranklin Monteiro Santos conta a história do trio elétrico em Sergipe; ‘O diabo na literatura’, de Antonio Nahud mostra que satã é um velho personagem literário; o artista e produtor cultural, Irineu Fontes escreve sobre a ‘Música em Sergipe’; e o professor e poeta lagartense, Assuero Cardoso Barbosa apresenta suas poesias.

A revista tem como editor o jornalista, ator, poeta e imortal da Academia Sergipana de Letras Amaral Cavalcante, e conta com a produção da jornalista Cândida Oliveira. A Cumbuca tem sido referência cultural do Estado, abordando sempre temas culturais, que retratam a diversidade que há em Sergipe.

A Cumbuca 22 traz capa de Thiago Neumann, o Cachorrão. Pedro Varoni apresenta um pouco da vida do artista ‘Joubert Moraes: A vida em arte das canções’; Para também tratar de uma das personalidades que marcaram Sergipe, Sayonara Viana escreveu sobre o jornalista e escritor Joel Magno Ribeiro da Silveira, texto que celebra o centenário do seu nascimento e revela a sua trajetória, com suas memórias.

Ainda nesta edição, o jornalista Thiago Barbosa expõe sobre a obra ‘Trindade do Sertão’, do capixaba Braga Júnior, o qual retrata fortemente a cultura nordestina, e transporta o sertão e o cangaço para o universo da literatura de fantasia.

O ex-secretário de Estado da Cultura João Augusto Gama, aborda sobre os agentes culturais brasileiros, ‘Pascoal Carlos Magno, João Costa e Luiz Antonio Barreto’. Encerrando a edição, um artigo de Carlos Pinna de Assis, da Academia Sergipana de Letras e Academia Maruinense de Letras e Artes, sobre o político ‘João Gomes Vieira de Melo: (1809-1890) – O Barão de Maruim e seu lugar’.

A 22ª edição da Revista Cumbuca encontra-se acessível na versão impressa no valor de R$ 10 (dez reais) nas Lojas Escariz e na sede da Segrase. Em formato E-book, gratuitamente no site www.segrase.se.gov.br.

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, “esta edição foi inovadora, tanto em seu estilo, como em suas abordagens. A literatura destacou-se dessa vez, e seu conteúdo acatou temas que, por vezes, são escamoteados. A Cumbuca vem então dando espaço e contribuindo para o enaltecimento da cultura nordestina e sergipana, e é satisfatório os seus resultados”.

O editor da Revista, Amaral Cavalcante, conta estar especialmente feliz por esta edição. “A 22ª edição da Revista Cumbuca trata de vários assuntos, sendo interessante para públicos diversos. É curioso mergulhar no mundo nordestino sob diferentes vieses e formas de se pautar a nossa rica cultura”

Serviço
O quê: Lançamento da 22ª edição da revista Cumbuca
Quando: 07 de maio de 2019
Horário: 11h
Onde: Segrase - R. Propriá, 227, Centro, Aracaju (SE)
Contato: (79) 3205-7412

Texto e imagem reproduzidos do site: segrase.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário