segunda-feira, 25 de novembro de 2019

A queima de arquivos do "Centro Acadêmico Sílvio Romero"

Imagem - Acervo UFS 
Reproduzida pelo blog, para ilustrar o presente artigo

Texto publicado originalmente no site PRIMEIRA MÃO, em 27 de março de 2016

A queima de arquivos do "Centro Acadêmico Sílvio Romero" da Faculdade de Direito da UFS

Por Afonso Nascimento*

Em 1964, no primeiro sábado depois do golpe militar, aconteceu um fato que merece registro para os interessados na história da Faculdade de Direito (atual Departamento de Direito da UFS) e do regime militar em Sergipe. Segundo revelou, na última quarta-feira, à Comissão Estadual da Verdade a advogada Laete Fraga, teve uma queima de arquivos do Centro Acadêmico Silvio Romero (CASR) na residência do diretor da faculdade, o professor Gonçalo Rollemberg Leite.

A importante advogada sergipana tinha sido convidada pela referida comissão para relatar sobre a sua participação como advogada de Edgar Odilon na Justiça Militar em Salvador. Livreiro, ele não era membro do PCB, mas, como tinha emprestado a sua caixa postal para receber e repassar correspondências e jornais procedentes da direção da organização clandestina sediada no Rio de Janeiro. Por conta disso, foi preso e torturado no Quartel do 28 BC, em 1976, por ocasião da Operação Cajueiro. Fazendo curta uma longa história, ele foi absolvido.

Adiante, no seu depoimento, a advogada Laete Fraga falou que era muito próxima do professor Gonçalo Rollemberg Leite e que, como estudante, frequentava a sua casa, de onde muitas vezes saía com pilhas de livros para ler, emprestadas do diretor. Disse também que não se interessava por política. Pois bem, com o golpe militar, o diretor lhe pediu que fosse, juntamente com um funcionário chamado “Seu” Jonas e o estudante de Direito Ildo Nascimento (então funcionário do Banco do Nordeste), buscar arquivos estudantis do centro acadêmico da Faculdade de Direito, os quais foram queimados nas dependências da casa do citado diretor. Não foi lhe perguntado nem informou a advogada sobre o conteúdo dos arquivos, nem como foi feita a sua seleção ou se recebeu qualquer orientação a respeito do que selecionar.

Qual é o significado desse gesto do conhecido diretor? Vários autores o descrevem como um homem conservador, mas sempre acrescentam o seu papel na proteção dos estudantes de direito nos tempos do regime militar. O falecido historiador Luiz Antônio Barreto chegou mesmo a chamá-lo de “portal moral”.

Tomando essa iniciativa, o velho diretor temia, pode-se concluir, que a faculdade de direito – em cujas dependências estava o CASR - pudesse ser invadida pelos militares e que nos arquivos estudantis poderiam ser encontrados documentos comprometedores na leitura que os militares poderiam fazer deles. Havia razões para pensar assim? É muito razoável pensar que sim. Em 1964, era presidente do centro acadêmico o mais tarde governador Albano Franco.

Como devemos interpretar esse gesto do professor Gonçalo Rollemberg Leite? Como um ato de um homem conservador que, ainda assim, estava preocupado com o que poderia acontecer a estudantes de faculdade de que era diretor e professor e que, por isso, queria protegê-los? Pensamos que sim. Ou o que mais poderia significar?

Olhando retrospectivamente, porém, temos que admitir um problema: foi queimada a memória da instituição estudantil relativa a um período de treze anos (1951-1964). Nesse caso, a nobreza do seu gesto nos parece mais importante do que a referida documentação. Parece que o mencionado diretor teve de lidar com o seguinte dilema: era mais importante preservar estudantes de direito contra possíveis ameaças as suas vidas ou tocar fogo na documentação cujo conteúdo, sabe-se lá, poderia trazer dificuldades para a estudantada? Ele fez sua escolha.

PS: Outro caso de queima de arquivos foi realizado por estudantes da UFS, ligados ao PC do B nos estertores do regime militar. Segundo registros escritos, esses arquivos diziam respeito ao trabalho da Assessoria Especial de Segurança e Informação comandada pelo senhor Hélio de Souza Leão.

* Professor de Direito da UFS

Texto reproduzido do site: primeiramao.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário