sábado, 30 de novembro de 2019

Aos 82 anos, poeta Pedro Amaro vira nome de espaço dedicado ao Cordel

Foto: Assessoria de comunicação

 Publicado originalmente no site F5 NEWS, em 28 de novembro de 2019

Aos 82 anos, poeta Pedro Amaro vira nome de espaço dedicado ao Cordel

Espaço cultural foi inaugurado em biblioteca do Centro Universitário Estácio 

Aos 82 anos de idade e fazendo versos como nunca, o poeta Pedro Amaro do Nascimento virou nome de Cordelteca, local dedicado a quem aprecia essa literatura popular. Instalado na Biblioteca Garcia Moreno, do Centro Universitário Estácio de Sergipe, o espaço cultural foi inaugurado com muita festa e, naturalmente, com a presença e a poesia do homenageado: "Visitar a Cordelteca/É olhar o horizonte/É beber água na fonte/Naquela que nunca seca/Na Cordelteca verei/Uma bela livraria/Hoje vejo a poesia/Melhor do que encontrei".

O reitor Bruno Antunes disse que, ao homenagear Pedro Amaro, o Centro Universitário Estácio de Sergipe está reconhecendo a importância do cordel e abrindo um espaço em suas instalações para os amantes desta literatura tão difundida no Nordeste.

"Esperamos que, além dos alunos, a comunidade visite a Cordelteca, debata sobre os poetas e a literatura de cordel", frisou. A professora Rosilene Pimentel, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras, também recorreu à poesia ao falar sobre a homenagem a Pedro Amaro: "O cordel está presente/ De norte a sul do Brasil/ Cada tema é diferente/ Riqueza igual não se viu".

Nascido no município pernambucano de Paudalho, Pedro Amaro adotou Sergipe para morar e aqui constituir família. Autor de l08 livros de cordel, o poeta homenageado pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe possui uma centena de diplomas e certificados relacionados à poesia.

Em 2007, o renomado cordelista recebeu menção honrosa de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, pelo livro "João Paulo II", de sua autoria. Pedro Amaro é membro fundador da Academia Sergipana de Cordel e anfitrião da Casa do Cordel, ponto de encontro da poesia em Aracaju que também leva o seu nome.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário