segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pontes de Aracaju


Pontes de Aracaju
Por Janete Cahet, em 29/06/2011

Percorrer os 181 km de Aracaju e observá-la, não passaria despercebido a nossa visão as sete pontes existentes na nossa cidade. No centro da cidade temos a bela visão da Ponte construtor João Alves sobre o Rio Sergipe. Monumento arquitetônico que divide a sua história com o Município de Barra dos Coqueiros e o litoral Norte de Sergipe, a ponte permitindo acesso mais rápido à região.

Antes a travessia até a outra margem, somente era possível através das embarcações chamadas Tó-Tó-Tós. Ainda hoje utilizadas por moradores da região e por turistas, para tanto com um fluxo menor. Devido a construção da ponte, hoje a Barra dos Coqueiros usufrui da especulação imobiliária, turismo e melhorias no saneamento básico da Cidade.

Ainda naquela região e permitindo a passagem pelo mesmo Rio, temos a Ponte Godofredo Diniz, pouco conhecida pelo nome batismo, a ponte do shopping Rio Mar, foi para Aracaju sinônimo de desenvolvimento, e após a conclusão das obras Sergipe recebeu o primeiro shopping do estado.

A ponte sobre o Rio Poxim, trouxe para os Aracajuanos mais uma via de acesso ao centro da cidade, sendo construída antes mesmo, da Godofredo Diniz, permitiu o acesso ao mar através do centro da Cidade.

Temos ainda as Pontes sobre o Rio do Sal, no município de Nossa Senhora do Socorro, proporcionando o desenvolvimento econômico da região, que possui grande número de Indústrias, o comércio em crescimento e receberá em breve o primeiro shopping da região.

No outro extremo vamos encontrar a mais recente ponte construída em Aracaju. Seu nome homenageia um dos mais importantes jornalistas da nossa história, o jornalista Joel Silveira. A via interliga Aracaju ao litoral sul, explorado atualmente turisticamente, além de encurtar a viagem para Salvador em 70 km.

Contudo a construção desta ponte provocou o fim das atividades das balsas que faziam a travessia dos veículos, hoje estas embarcações estão ancoradas às margens do rio sofrendo as intempéries do tempo.

Estas pontes fundamenta-se por interligar a capital à grande Aracaju composta pelos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga D’Ajuda.

Aracaju cidade localizada no litoral, cortada por rios como o Sergipe e o Poxim, já foi um cenário que apresentou dificuldades para a sua construção, pois a região continha muitos pântanos, pequenos lagos e mangues. Sua história, fortemente relacionada com a cidade de São Cristóvão, teve início após a mudança da capital. Fundada em 1855, foi a primeira cidade planejada de um estado brasileiro; seu formato remetendo a um tabuleiro de xadrez e todas as ruas desembocando para o Rio Sergipe.

Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. Contudo, o projeto desafiava a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área onde predominava pântanos e charcos. O desenho urbano da cidade foi elaborado por uma comissão engenheiros, tendo como responsável Sebastião Basílio Pirro, que transformou Aracaju em um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica, no Brasil.

No centenário, o desmonte do Morro do Bonfim, imensa duna que sobreviveu um século no meio da planta de Aracaju e fornecia areia para os aterros da capital, foi a mais importante obra pública do ano. Com isso foi viabilizado outros importantes projetos arquitetônicos da cidade como a Ponte Presidente Juscelino, sobre o rio Poxim. Duas décadas depois a capital recebeu nova Ponte, a Godofredo Diniz, em outro trecho do rio Poxim. Aracaju deixava de ser uma cidade apenas ribeirinha, para ganhar e incorporar o mar, para onde levou toda uma estrutura de lazer e entretenimento.

Com o objetivo de encurtar distância, facilitar o acesso e desenvolver economicamente a cidade foram construídas outras pontes em Aracaju. A Ponte José Rolemberg Leite, inaugurada em 2004, sobre o rio do Sal e liga Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, a Ponte Construtor João Alves, inaugurada em 2006, ligando Aracaju a Barra dos Coqueiros, e a Ponte Joel Silveira, inaugurada em 2010, que liga Aracaju ao Município de Itaporanga D’Ajuda.

Texto reproduzido do blog: janetecahet.wordpress.com
Foto reproduzida do site: pt.wikipedia.org/wiki/Aracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário