quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Instituto lança edições de livros de Núbia Marques.


Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 18/10/2016.

Instituto lança edições de livros de Núbia Marques.

Evento ocorre dia 19 às 19h no Museu da Gente.

Na próxima quarta-feira, dia 19, às 19h, acontecerá no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, o lançamento das novas edições das obras da escritora Núbia Marques. A trilogia composta por ‘O Passo de Estefânia’, ‘O Sonho e a Sina’ e ‘O Berço da Angústia’ foi reeditada pelo Instituto Banese e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de propagar o legado artístico cultural de uma escritora sergipana que tanto contribuiu com questões sociais e existenciais.

Para assinalar a importância da reedição dessa trilogia, que reúne livros referenciais de Núbia Marques, será lançado um CD contendo os poemas da autora interpretados por importantes nomes da cultura sergipana. A vida e a obra da escritora, que também desenhou, pintou, interpretou e ensinou, buscaram se venturar nos antagonismos da existência humana, revelando aspectos, suscitando questionamentos e denunciando mazelas, consagrando-a como uma inexorável porta voz de seu tempo.

Em ‘Berço de Angústias’, publicado em 1967, estão registradas as mazelas da hipocrisia social, envolta pelo ódio, preconceito e solidão, retratos da difícil existência – é uma obra com temática universal e que demonstra o pleno domínio da língua e do poder de criação e envolvimento da escritora; ‘O Passo de Estefânia’, publicado na década de 1980, é um romance que revela os desafios de uma mulher em busca da sobrevivência, expondo o universo feminino marcado por repressões – transformou-se em uma bibliografia importante para o ensino do Serviço Social, sendo também traduzido para o alemão; já ‘O Sonho e a Sina’, lançado em 1992, apresenta as ilações do tempo, desvelando a perecível condição humana diante do inevitável, uma desesperança exata e irrefutável – tendo o leitor a oportunidade de perpassar pelos meandros que assolam o tempo da idade.

Para Eneida Déda, filha da escritora, a reedição das obras revela o cuidado com a memória da intelectual que foi Núbia Marques. “A importância de lançar mais uma vez essas obras é trazer à tona o cuidado com a memória dessa intelectual que através de 26 obras dedicou a vida às questões sociais e culturais. Novas gerações surgiram após o falecimento da minha mãe e portanto não conhecem suas obras, então, relançar esses livros é cultivar o seu legado e apresentá-lo a quem ainda não teve oportunidade de conhecer”, destaca Eneida.

Núbia do Nascimento Marques, professora graduada e mestra em Serviço Social, nasceu em Aracaju em dezembro de 1927. Escritora, jornalista, folclorista, com 16 publicações em poesia, ficção e nas áreas das ciências sociais e literatura. Foi professora da Universidade Federal de Sergipe e da Rede Oficial de Ensino. Exerceu os cargos de Diretora do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico, de Presidente do Conselho Estadual de Cultura e da Fundação de Cultura do Estado de Sergipe. Primeira mulher a ser admitida na ‘Academia Sergipana de Letras’. Entre suas publicações: “Um Ponto e Duas Divergentes” (versos), livro de estreia; “Dimensões Poéticas”, “Geometria do Abandono”. Os romances “Berço de Angústia”, “O Passo de Estefânia”, o livro de contos “Dente na Pele”, a monografia “Hegemonia Cultural na Escola”, entre outros. Produziu e dirigiu o programa semanal “Comunidade Força Total”, na TV Jornal de Sergipe, Canal 13 (TV Manchete), e presidiu a então Fundação Estadual de Cultura - FUNDESC.

O lançamento dos livros de Núbia Marques integrará o XVII Encontro Nacional de Pós Graduação em Filosofia, realizado pela Universidade Federal de Sergipe e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, que nesse mesmo dia lançará mais 130 publicações. O evento é aberto ao público em geral. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju – Se. Para mais informações entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

Fonte: Instituto Banese.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário