domingo, 9 de outubro de 2016

Mestre Sales do São Gonçalo morre aos 75 anos.


Publicado originalmente no site A8SE. em 06/10/2016.

Mestre Sales do São Gonçalo morre aos 75 anos.

Redação Portal A8.

Na tarde desta quarta-feira (05), o Mestre Sales do São Gonçalo morreu no Hospital de Urgência de Sergipe. Segundo informações do genro dele, Valdo Souza Siqueira, ele estava internado há três meses no HUSE, após descobrir um coágulo na cabeça.

Ele havia se queixado de uma tontura e foi levado ao hospital, onde precisou fazer uma cirurgia após Acidente Vascular Cerebral e ficou internado por três meses, mas não resistiu e faleceu.

Mestre Sales fazia parte do folguedo São Gonçalo e matinha viva essa tradição do município de Laranjeiras, José Sales dos Santos deixa esposa e seis filhos. O velório acontece no povoado Mussuca, em Laranjeiras e o enterro será no cemitério do mesmo povoado.

São Gonçalo

Dança em homenagem a São Gonçalo do Amarante, que segundo a lenda, teria sido um marinheiro que tirou muitas mulheres da prostituição, através da música alegre que fazia com a viola. A dança é acompanhada por violões, pulés (instrumentos feitos de bambu), e caixa. A caixa é tocada pelo "patrão" - homem vestido de marinheiro, como alusão a São Gonçalo do Amarante. O grupo dança em festas religiosas e pagamento de promessas. É composto em suas maioria por trabalhadores rurais, que se vestem de mulher, representando as prostitutas. Um dos grupos mais apreciados pela singeleza da dança e da música.

Apesar de louvar um Santo católico, a dança lembra movimentos de rituais afro. Mais uma vez isso fica comprovado também na letra das músicas. Um dos versos mais conhecidos do São Gonçalo diz: "Vosso reis pediu uma dança, é de ponta de pé, é de 'calcanhá'. Onde mora vosso reis de Congo..."

Texto e imagem reproduzidos do site: a8se.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário