quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Jovem vai representar SE no Mercosul.


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 18/10/2016.

Parlamento Juvenil.

Jovem vai representar SE no Mercosul.

Isla Dayane Andrade Santos foi escolhida após escrever projeto sobre direitos humanos em sala de aula.

Por: JornaldaCidade.Net

Isla Dayane Andrade Santos, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, é a jovem que irá representar Sergipe no Parlamento Juvenil do Mercosul.
O projeto intitulado “Direitos Humanos e Cidadania: Aprender para Exercer” foi aprovado pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) e chancelou a jovem como a representante do Estado nas missões nacionais e internacionais, por um mandato de dois anos.

Dayane Andrade quer que o projeto escrito por ela promova mais conhecimento sobre os direitos humanos em sala de aula, como forma de socializar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a reflexão sobre os valores humanos, a cidadania e a coletividade.

“Sempre pensei no coletivo. Preocupo-me com o que está acontecendo com o Brasil e percebo que a visão de muitos colegas está distorcida quanto aos direitos humanos. Quero provocar o debate na escola”, explica.

Isla Dayane Andrade teve a orientação do professor de sociologia, Denilson Melo. Na primeira fase, o projeto autoral de protagonismo juvenil foi inscrito e passou por uma pré-avaliação do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (DASE/ Seed), com base em critérios predefinidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A aluna foi selecionada e defenderá o projeto na segunda fase da seleção, desta vez nacionalmente, por meio de um processo democrático eleitoral que deverá acontecer em novembro, através das redes sociais e do site do MEC.

Parlamento Juvenil do Mercosul.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Ministério da Educação por meio da Assessoria Internacional e da Secretaria de Educação Básica, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O projeto busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Para ser um parlamentar, o estudante deve ser da escola pública matriculado (a) e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do ensino médio ou ensino técnico integrado ao ensino médio em escolas públicas da rede estadual ou federal. Além disso, é preciso ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); adaptar-se facilmente à convivência com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas; ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário