segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O escritor Antônio Carlos Viana morre aos 72 anos.


Publicado originalmente no site do Portal A8/SE., em 15/10/2016.

O escritor Antônio Carlos Viana morre aos 72 anos.

Redação Portal A8.

O escritor e professor sergipano Antônio Carlos Viana morreu na madrugada deste sábado (15), ele lutava contra um câncer, teve complicações com uma anemia profunda e não resistiu. O escritor estava internado no Hospital Unimed, desde último sábado. Ele nasceu em Aracaju, é mestre em teoria literária pela PUC-RS e doutor em literatura comparada pela Universidade Nice, França. Foi autor de Jeito de matar Lagartas, da Companhia de Letras atual editora do escritor. Brincar de manja(Cátedra, 1974), Em pleno castigo (São Paulo, Hucitec, 1981), O meio do mundo (Libra & Libra, 1993) e Roteiro de redação: lendo e argumentando (São Paulo, Scipione, 1997). Recebeu o prêmio APCA 2009 de melhor livro de contos por Cine privê.

O escritor morre aos 72 anos, deixa um filho, o também escritor André Viana e sua atual companheira Maria Carolina Barcellos. O corpo será levado para a Biblioteca Epifânio Dórea, onde a partir das 14 horas estará aberto ao público que quiser prestar as últimas homenagens ao escritor. O velório segue até a manhã deste domingo (16), quando o corpo será levado para Salvador, na Bahia, onde será cremado.

O jornalista e amigo Josailto Lima divulgou um poema sobre a morte do escritor:

“O mano véio escritor e professor Antônio Carlos Viana não mais brincará de manja por aqui, entre nós. Acaba de morrer. Ou de se encantar.

O velório do cabra vai ser na Biblioteca Epifânio Dória. Mas a família pede que o seja sem choros nem velas.

Quer que tudo soe como num conto dele: cheio de vida e de pulsação. Alguns leros, sambas e pingas - no ritmo de uma alegria que ele adotou entre o se deparar com um mieloma, afastar-se da enfermidade e voltarem a se desentender.

Cada um poderá se manifestar do jeito que bem quiser: vale música, recitar poemas e trechos de contos dele ou de qualquer outro, malabarismo, festa.

Celebremos, pois, esta passagem daquele cuja barba cessou de crescer! (Depois de velado na Epifânio, o corpo será levado para ser cremado em Salvador, Bahia).”

Jozailto Lima.

Texto reproduzido do site: a8se.com/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário