domingo, 9 de outubro de 2016

Joseval Soares Silva Feitosa, o Jo’k





Publicado originalmente no site PGE/SE., em 06/07/2015.

Joseval Soares Silva Feitosa, o Jo’k
Por Mário Britto*

Jo'k artista de julhoJo’k, um artista do Sertão.

Filho de José Alves Feitosa e Maria José Soares Silva Feitosa, Jo’k nasceu na cidade de Propriá/SE, no dia 25 de dezembro de 1970. O primeiro contato com a arte ocorreu quando, vindo de uma pescaria, encontrou Florival Santos, artista de grande influência em sua carreira, pintando às margens do Rio São Francisco.

Autodidata, Jo’k descobriu-se artista aos doze anos. Iniciou os estudos do ensino fundamental em Propriá, e, posteriormente, morou nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte, onde teve contato com diversos artistas, a exemplo de Cahã, mineiro de descendência polonesa, que muito o incentivou.

Em 1989 e 1990, participou do Salão de Arte do Encontro Cultural de Propriá. Em 1990, realizou a sua primeira exposição na Galeria Álvaro Santos, em Aracaju/SE. Nessas últimas duas décadas tem realizado e participado de diversas exposições.

Possuidor de um estilo próprio, de sua paleta surgem tons sempre mais quentes, em especial, o vermelho veronês, que está presente em quase toda a sua iconografia. Para o artista o desenho é apenas um caminho espontâneo. Não se considera desenhista. Rabisca apenas o suficiente para pintar e para expressar toda a sentimentalidade de que é revestida a sua arte.

Em sua pintura, os motivos são variados, contudo o tema predominante é o sertão. Jo’k retrata a sua gente, faz uma pintura de raiz, mostrando a labuta diária dos agricultores que, em seu silêncio, contribuem para a grandeza do país. Suas paisagens apresentam a beleza da vida no campo, inobstante as mazelas da fome, da falta ou do excesso de água. Exibem um sol que castiga famílias, queima plantações e mata animais, mas que também ilumina e dá vida ao seu sertão. Esse é Jo’k, um artista do Sertão!

* Curador de Arte.

Texto e imagem reproduzidos do site: pge.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário