terça-feira, 20 de março de 2018

Culinária nordestina é uma atração à parte

Foto: Divulgação

Culinária nordestina é uma atração à parte

Os ingredientes são diversificados, com predominância de frutos do mar fresquíssimos e carnes como a de bode e de boi.

A culinária nordestina é apreciada por muitos. Região de comida muito bem temperada, cores fortes e muitas tradições. A culinária dos estados Sergipe, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Bahia e Piauí costuma resultar em sabores marcantes, bem condimentados. Os ingredientes são diversificados, com predominância de frutos do mar fresquíssimos e carnes como a de bode e de boi.

Alguns pratos, por conta de ingredientes como o azeite de dendê e leite de coco, assim como carnes calóricas, são bastante encorpados – e ficam deliciosos. Confira os saborosos pratos nordestinos:

Sarapatel

De origem portuguesa, o sarapatel foi adaptado ao Brasil. É preparado com vísceras de porco, bode ou carneiro, cozidos com o sangue dos animais. Recebe variações de acordo com o estado, e costuma vir acompanhado de farinha e pimenta.
  
Vatapá

De origem afro-brasileira, este prato é bastante conhecido por rechear o acarajé. É como um creme, feito com pão, farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê. Leva, normalmente, camarões (inteiros e frescos, ou secos e moídos) e pode ser acompanhado de arroz branco.

Caruru

Este prato leva como ingrediente-base o quiabo. Também é preparado com camarões secos, azeite de dendê e pimenta.

Carne de sol

A carne de sol, um clássico da cozinha nordestina, costuma ser servida com pirão (farinha de mandioca misturada a caldo de carne ou leite de vaca), macaxeira (mandioca) ou queijo coalho.

Acarajé

A fama do acarajé ultrapassa (e muito!) a Bahia. O bolinho de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê (de onde vem sua coloração amarelada) tem fãs por todo o país. De origem afro-brasileira, é comumente preparado pelas mãos das baianas do acarajé, e leva farto recheio com camarão seco, pimenta, vatapá e caruru.

Baião de dois

Vindo do Ceará, o baião de dois conta com grande variedade de ingredientes: leva arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Prato criado para sustentar os moradores do sertão, pode levar nata. Outras variações incluem uso de toucinho, charque  e temperos frescos como coentro, cebolinha e pimentão. Em cidades litorâneas, pode ser encontrado leite de coco na receita e feijão pode ser verde, de-corda ou fradinho.

Tapioca

Hoje amplamente consumida em todas as regiões do país, a tapioca começou a ser preparada pelos índios (tupis-guaranis) e é uma espécie de goma feita da fécula da mandioca. É servida com recheios doces ou salgados (carne seca e queijo coalho, por exemplo).

Fonte: Portal Gosto

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário