quarta-feira, 14 de março de 2018

Perfis acadêmicos de José Anderson Nascimento



Publicado originalmente no site Segrase, em 07/03/2018

Perfis Acadêmicos de José Anderson Nascimento é a nova publicação da EDISE. 

Livro reúne 40 capítulos, com verbetes biobibliográficos dos patronos das cadeiras acadêmicas, dos seus fundadores, dos sócios e dos atuais acadêmicos
  
“Perfis Acadêmicos” é o vigésimo livro do escritor sergipano, José Anderson Nascimento, lançado pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe - Edise. A obra que será lançada dia 19 de março, às 18h, na Academia Sergipana de Letras, em Aracaju, reúne 40 capítulos, com verbetes biobibliográficos dos patronos das cadeiras acadêmicas, dos seus fundadores, dos sócios e dos atuais acadêmicos da Academia Sergipana de Letras.

A pesquisa analisa a contribuição dos escritores sergipanos para a difusão da cultura desde o século XIX. Figuram no livro biografias, críticas literárias e textos escolhidos dessas personalidades que representaram e representam Sergipe e o Brasil nas mais diversas atividades da literatura, da ciência e das artes.

No livro “Perfis Acadêmicos” o leitor também encontrará a trajetória da Academia Sergipana de Letras, a partir dos anos de 1930, especialmente incentivada pela repercussão da Semana de Arte Moderna de São Paulo e pelo impulso da Academia Brasileira de Letras na construção de sociedades literárias congêneres.

Nesta obra literária, o acadêmico José Anderson Nascimento, destaca a função social da Academia e a sua contribuição para a formação de uma sociedade digna, fraterna, pluralista e sem preconceitos, acreditando que através da educação e da preservação dos bens culturais, poderemos alcançar o desenvolvimento do Brasil.

José Anderson Nascimento

Nasceu em Aracaju filhos de Manoel Nascimento Filho e de D. Josefa Ferreira Nascimento. Estudou as primeiras letras no Instituto Nossa Senhora da Salete e curso primário e o ginasial no Colégio Tobias Barreto e concluiu o curso clássico no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe e é pós-graduado em Direito Público, pela Universidade Tiradentes. Também é mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. É escritor e ocupa a Cadeira Nº 20 da Academia Sergipana de Letras, é seu atual Presidente.

Texto e imagens reproduzidos do site: segrase.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário