quinta-feira, 15 de março de 2018

Exposição ‘Desvendando Aracaju’ está em cartaz no Arquivo Público

Acervo da exposição ‘Desvendando Aracaju’ 
faz uma viagem no passado da capital
Foto: Edinah Mary

Publicado originalmente no site G1/SE, em 14/03/2018 

Exposição ‘Desvendando Aracaju’ está em cartaz no Arquivo Público

Evento celebra o aniversário da capital, celebrado neste sábado (17).

Por G1 SE, Aracaju

Até o dia 31 de março, os apaixonados pela história podem mergulhar no passado da capital sergipana através do acervo da exposição ‘Desvendando Aracaju’, que está em cartaz no Arquivo Público, localizado na Rua Estância, 36, Centro da capital.

A exposição, que foi aberta nesta quarta-feira (14), funciona das 8h às 17h e é uma homenagem aos 163 anos de Aracaju, celebrados no sábado (17). Fotografias antigas mostram, entre outras coisas, famílias que tinham o hábito de se reunir nos finais de tarde nas praças, além de contar curiosidades sobre os principais personagens da história aracajuana.

A pesquisa do acervo começou a ser feita em setembro do ano passado e quem for ao local vai traçar o caminho dos restos mortais de Ignácio Barbosa, fundador da capital, através de documentos, fotos e livros. Um dos objetivos, segundo a coordenação, é trazer novidades e questionamentos sobre a história de Aracaju.

“A ideia surge a partir da necessidade de falar sobre o fundador da capital, o Inácio Joaquim Barbosa Filho. Inclusive não existe nenhum documento com sua assinatura e nem foto dele. Depois vimos a necessidade de falar sobre João Bebe Água, que foi uma figura importante nesse período e também a de Barão de Maruim”, ressalta a coordenadora do Arquivo Público, Rita de Oliveira.

Durante a exposição o público terá acesso a um livreto produzido pela equipe do Arquivo que mostra curiosidades e algumas passagens de nossa história. “Retratamos em um livro simbólico algumas histórias, a exemplo de como as fontes oficiais citam o símbolo da bandeira e como ele está atualmente. Além, da escrita dos nomes de alguns ícones de nossa história”, explica a coordenadora do Arquivo.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário