sexta-feira, 9 de março de 2018

Funcaju - Homenageia Dia da Mulher com documentário ‘Zefa da Guia..."

"Estou muito feliz em representar várias mulheres 
guerreiras como eu neste dia”, diz Zefa da Guia.

Sala de Exibição Walmir Almeida, no Centro Cultural lotada 
de pesquisadores e interessados para conhecer 
a história da vida de Zefa da Guia

Essa parceria deu certo com a Funcaju,
diz o cineasta Dida Araújo 

"É bacana você sempre pesquisar cada vez 
mais sobre sua história”, fala a universitária Adele Vieira

Diretor de arte e cultura, Nino Karvan, apoia ações que 
disseminem a cultura popular.
Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente do site da PMA, em 08/03/18

Funcaju homenageia Dia da Mulher com documentário ‘Zefa da Guia: parteira do Sertão’

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) comemorou o Dia Internacional da Mulher, na tarde desta quinta-feira, 8, com a exibição do documentário ‘Zefa da Guia: parteira do Sertão’, no Centro Cultural de Aracaju. Com direção de Dida Araújo e Jaqueline Moura, o documentário mostra a força da parteira que fez fama no sertão sergipano.

Para a cineasta Jaqueline Moura, a exibição do documentário não poderia ser em outra data. “O documentário faz homenagem a todas as mulheres iguais a Zefa, que batalham que cuidam de uma família e que buscam seus objetivos e nunca deixam de sonhar. Exibir o documentário hoje reforça a valorização das mulheres guerreiras iguais a essa líder comunitária. Além de ser um momento único para a gente que produziu o documentário como para quem está conhecendo a história dessa sábia pela primeira vez que com certeza irá ficar encantado com a força dessa mulher”, justifica.

De acordo com o diretor de Arte e Cultura, Nino Karvan, foi uma forma que a Funcaju encontrou de homenagear as mulheres. “A beleza dessa profissão de parteira, que é responsável pela vida, deve ser sempre homenageada. A Zefa da Guia é uma mulher especial e tem esse dom de ajudar a nascer vidas e para a Funcaju é extremamente importante homenagear nesse dia não só ela, com a exibição do documentário aqui, no Centro Cultural de Aracaju, como a todas as mulheres do mundo. É nosso papel apoiar iniciativas como esta que o Dida e a Jaqueline tiveram em eternizar essa profissão através de tantas histórias originadas dos partos e da sabedoria de Zefa da Guia”, ressalta.

“A parceria com a Funcaju é extremamente importante, pois aqui é um local de disseminação da cultura e o documentário traz a história de um ícone da cultura popular direto do município sergipano Poço Redondo”, comenta o cineasta, Dida Araújo.

A sala de exibição Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju estava lotada de admiradores e pesquisadores da cultura. “Soube através de minha amiga que recomendou o documentário e amei conhecer nossa história através do audiovisual. Uma profissão comum no interior do país, e saber que ela é sergipana e que tem várias histórias para contar e que bom que pessoas que tiveram a ideia de documentar isso e exibir nesse dia tão especial”, diz Adele Vieira, universitária.

“Eu estou muito feliz. Cheguei até aqui, através do amor de amigos e familiares. Agradeço a Deus e a todos que sempre me ajudaram e eu me sinto maravilhosa com esse amor e esse brilho. Quero fazer sempre esse trabalho, que desde os meus 11 anos faço sem saber ler e escrever. É um dom e que só irá acabar quando eu partir desse mundo. Estou bastante emocionada e feliz com essa homenagem. Muito obrigada a todos”, finaliza Zefa da Guia.

O documentário tem duração de 25 minutos e a ideia surgiu em 1999. ““Eu trabalhei em uma TV e fizemos uma matéria com dona Zefa, registramos um parto na comunidade Serra da Guia, em Poço Redondo. Desde aquele dia, achei que uma reportagem não contemplaria a força daquela mulher, que me deixou muito comovido e conseguimos contar um pouco da história dessa mulher que merece todas as homenagens do mundo”, explica.

“Já tinha ouvido falar sobre dona Zefa. Quando soube que iriam exibir um documentário sobre sua vida, quis logo que esse dia chegasse para prestigiar essa referência de cultura popular. Todos estão de parabéns pela iniciativa e apoio”, finaliza o agente cultural Carlos Santos.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário