sábado, 27 de julho de 2019

6º Encontro de Cacumbis acontece este domingo, 28, em Laranjeiras

Encontro acontece neste domingo, 28, em Laranjeiras
Foto: Divulgação

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 27 de julho de 2019  

6º Encontro de Cacumbis acontece este domingo, 28, em Laranjeiras

O Encontro dos Cacumbis,  considerado o maior evento sobre um folguedo da América Latina, acontece neste domingo, 28, na cidade de Laranjeiras, no Centro de Tradições. O 6º Encontro de Cacumbis e Convidados homenageia José Santana dos Santos, o “Mestre Deca”.

O mestre Deca é um brincante, laranjeirense que nasceu na Fazenda Boa Luz no município e começou no grupo desde criança, tornando-se um ícone e mestre deste grupo folclórico por conta de sua trajetória dedicada ao Cacumbi, sempre mantendo e preservando a história do Cacumbi de Laranjeiras no país. Além do cortejo, o evento vai promover diversos aspectos da cultura e de Laranjeiras.

Tradição

Para quem não sabe, os Cacumbis é um estilo de dança brasileiro e acredita-se que seu estilo vem de outros ritmos, como o Congada e Guerreiro. Eles sempre se apresentam na Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no Dia de Reis, em janeiro, quando a dança é realizada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, os integrantes do grupo assistem à missa na igreja, onde cantam e dançam em louvor aos santos padroeiros, em seguida saem em cortejo pelas ruas cantando músicas profanas e, à tarde, acompanham a procissão.

Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores, o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas e espelhos.  Só o Mestre e o Contra-Mestre usam camisas azuis. O ritmo é forte, o som marcante e o apito coordenam a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá e suas músicas são de raízes e muitas do grupo de Laranjeiras são de composição pelo grande, Deca.

Confira a programação:

8h30 – Cortejo dos Grupos Folclóricos e louvor a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário
9h – Exposição temporário do Cacumbi
9h30 – Palestra com Isaura Julia de Oliveira Ramos

Tema: Tradição cultural, hoje, amanhã, e sempre
10h30 – Lançamento do CD
11h30 – Apresentações folclóricas

Fonte: Cassandra Teodoro/Diretoria Turismo

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário